A partir de abril os moradores de Itajaí e região devem esperar menos tempo pelos serviços relacionados à carteira de identidade no Instituto Geral de Perícias (IGP). Um convênio entre o órgão estadual e a Câmara de Vereadores será assinado nas próximas semanas, fazendo com que um Posto de Identificação do IGP seja instalado na Casa.

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O atendimento vai ocorrer junto ao espaço do Balcão da Cidadania, onde funcionários da Câmara serão treinados por técnicos do IGP. O setor fica responsável por quase todos os procedimentos feitos na sede do Instituto, sendo encaminhado para o prédio oficial apenas a impressão e a plastificação do documento.

A ideia é reduzir o movimento na unidade do IGP na Avenida Joca Brandão, que também continuará funcionando normalmente. Uma reunião na tarde de quinta-feira entre o presidente da Câmara, Osvaldo Gern (PP), e o diretor do Instituto de Identificação do IGP, José Augusto da Luz Koerich, acertou os detalhes para o atendimento.

Fora a burocracia, o serviço deve começar em pouco tempo, uma vez que a estrutura física já existe. Responsável pelo setor de Identificação no IGP de Itajaí, Maiko Michael de Souza considera que a parceria traz benefícios tanto para a população quanto para o bom atendimento.

– Esse convênio vem contribuir muito para a cidade, principalmente para os bairros próximos da Câmara. Desafoga o IGP no Centro e reforça o atendimento nas outras regiões – destaca.

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Dificuldades

De acordo com o diretor do IGP, José Augusto da Luz Koerich, o pedido da Casa vai ao encontro das necessidades do município. Com dificuldades em atender a demanda pelas carteiras de identidade, os usuários têm enfrentado filas. Há cerca de um mês o serviço gerou muitas reclamações dos moradores, que chegaram a ficar oito horas esperando pelo atendimento.

Na época o que prejudicava ainda mais a emissão de RGs em Itajaí era o fechamento temporário do IGP de Brusque (por problemas estruturais causados pelas chuvas) e a falta de funcionários (em razão de férias ou contratos de estágios encerrados). Conforme Maiko, hoje o atendimento está normalizado.

O vereador Osvaldo Gern foi procurado pela reportagem do Sol Diário para comentar o convênio, mas não houve retorno até o fim da tarde desta sexta-feira.