Uma nova audiência pública sobre o transporte público está marcada para esta quinta-feira, às 14h30min, na Câmara Municipal de Florianópolis. Mas o debate na casa das leis dificilmente deve fazer eco no gabinete de Cesar Souza Junior. Na semana que vem, o prefeito deve anunciar em coletiva de imprensa o novo edital de licitação para operação do sistema da Capital _ em contrato emergencial desde 2009 _, com poucas mudanças do que foi apresentado na última segunda-feira, no Tribunal de Contas do Estado.

Continua depois da publicidade

Na oportunidade, também vai ser lançado o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com obras de médio a longo prazo para planejar a mobilidade urbana da cidade para os próximos 30 anos. São obras com recursos do Governo Federal, através do PAC-2, como a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no contorno da UFSC, faixas exclusivas para ônibus e teleférico da Universidade até o Terminal Integrado do Centro (Ticen).

Um comitê da prefeitura estuda ainda a possibilidade de reutilização, passados mais de 10 anos, dos terminais urbanos desativados do Saco dos Limões (TISAC) e de Capoeiras (TICAP). Este último serviria como destino para os ônibus intermunicipais dos demais municípios da Grande Florianópolis, que hoje transportam para a Ilha mais de 40 mil passageiros por dia. Esta alternativa ainda está em análise na prefeitura e até ontem o Departamento de Transporte e Terminais de Santa Catarina (Deter), que regula o sistema intermunicipal, não havia sido comunicado sobre como será feita a integração Continente-Ilha.

Continua depois da publicidade