A Câmara Municipal de São João Batista marcou para o próximo dia 28 de setembro as eleições indiretas para os cargos de prefeito e vice. Até lá, assumiu a prefeitura no dia 30 de agosto o presidente da Câmara, Carlos Francisco da Silva (PP), que coordenará a votação. Os então ocupantes do legislativo da cidade, Daniel Netto (PSD), e Élio Peixer (PMDB), foram condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral por compra de votos e oficialmente afastados no dia 29 de agosto.

Continua depois da publicidade

A resolução com as regras da eleição indiretas foi publicada pela Câmara no dia 30 de agosto. Todos os vereadores poderão se candidatar aos cargos. A disputa será por voto secreto e decidida por maioria absoluta dos nove parlamentares. A posse aos cargos será feita no mesmo dia, às 20h, na Câmara. Os mandatos valerão até o dia 31 de dezembro de 2016.

Entenda o caso

O prefeito Netto assumiu a candidatura como prefeito pela chapa em 6 de outubro de 2012, na véspera da Eleição daquele ano. O então candidato Laudir Krammer havia renunciado poucas horas antes do mesmo dia, já que era inelegível por uso indevido dos meios de comunicação. Netto era o vice da chapa.

Na mesma decisão também ficou definido que Netto foi beneficiário de um esquema de compra de votos promovido por Krammer, já que fazia parte da mesma chapa.

Continua depois da publicidade