A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou uma moção, nesta terça, parabenizando os jornais “A Notícia” e “Diário Catarinense”, do Grupo RBS, e a jornalista Mônica Foltran e os profissionais envolvidos na produção da série de reportagens “Órfãos do Brasil”. A moção foi de autoria do vereador Manoel Bento (PT) e aprovada por unanimidade do plenário.

Continua depois da publicidade

Além dos elogios, a moção apela ao Ministério Público de Santa Catarina, ao governo do Estado e ao Ministério da Relações Exteriores para que facilitem o regresso e o reencontro entre pais e filhos que foram separados no passado.

No texto, é destacado que muitos dos recém-nascidos tirados de mães brasileiras a troco de salários mínimos e até eletrodomésticos, na década de 1980, e levados para países da Europa e Oriente Médio, sobretudo Israel, “nasceram em Joinville, mais precisamente na Maternidade Darcy Vargas”, como informam as reportagens.

Em plenário, o autor da moção disse que a jornalista e o Grupo RBS estão fazendo um trabalho que nenhum órgão oficial havia tido a competência de fazer.

Continua depois da publicidade