A Câmara de Vereadores de Itajaí deve votar ainda nesta semana um projeto de resolução para diminuir a quantidade de membros da Comissão de Ética de sete para três. A nova composição deve contar com um membro da oposição, outro da situação e um vereador do partido com maior bancada no Legislativo. Somente depois desta etapa é que o processo contra o ex-vereador José Alvercino Ferreira (PP) será analisado.

Continua depois da publicidade

MP pede informações sobre caso de nepotismo na Câmara de Itajaí

O presidente da Câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM), explica que a proposta vai facilitar a reposição dos membros da comissão em função da desistência de alguns vereadores. O projeto deve entrar na pauta de votação de quinta-feira.

– Fazer parte da Comissão de Ética é uma missão pesada, a maioria foi pedindo ao longo do período para ser liberada. É inviável manter sete membros. Assim que for votado o projeto vamos definir a composição da nova comissão – afirma.

No ano passado, o vereador e presidente da comissão Fabrício Marinho (PPS) pediu para deixar o posto. Com o passar do tempo, outros integrantes também teriam perdido o interesse em permanecer no cargo. Entre os motivos para as desistências estariam as últimas decisões da comissão em relação à cassação do vereador Tonho da Grade (PP) e a punição para Calinho Mecânico (PP), que foram rejeitadas em plenário – o que teria desmotivado os parlamentares.

Continua depois da publicidade

A nova comissão deve ser definida na próxima semana, quando já estará encerrada a janela de transferências de partido para as eleições. Depois inicia a análise do processo contra Zé Ferreira e seus possíveis encaminhamentos.