A Câmara de Florianópolis rejeitou a proposta para conceder o título de cidadão honorário ao cantor e compositor Gilberto Gil em votação nesta terça-feira (14). A iniciativa dos vereadores Carla Ayres (PT) e Afrânio Boppré (PSOL) recebeu oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções.

Continua depois da publicidade

 Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para ser aprovado, o texto precisava de aval de maioria ampla e pelo menos 12 votos a favor. Esta é a segunda vez que os vereadores negam uma proposta para conceder o título a Gil. 

O Título de Cidadão Honorário é uma honraria para homenagear pessoas não nascidas em Florianópolis, mas que prestaram serviços relevantes à cidade, ao estado, ao Brasil e à humanidade e são reconhecidos em seus campos de atuação.

Na defesa da proposição, Ayres e Boppré argumentaram que Gil cumpre todos esses requisitos. Ainda citam reconhecimentos como cargo de embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), ocupante de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, a nomeação como “Artista pela Paz” pela UNESCO, além das premiações no meio musical.

Continua depois da publicidade

Em um pedido de vista, o vereador Gilberto Pinheiro afirma que discorda sobre os requisitos do cantor para o recebimento da honraria. “Principalmente não vejo ligação do homenageado com o nosso Município”, escreveu o parlamentar que votou contra a proposição.

Gilberto Gil irá se apresentar na Capital no dia 26 de março, durante a Maratona Cultural em comemoração ao aniversário da cidade. A ideia dos parlamentares era prestar a homenagem durante a passagem de Gil por Florianópolis.

Ronaldinho Gaúcho e outros famosos participam de “Jogo das Estrelas” no Sul de SC; veja lista

Medalha Antonieta de Barros

Ainda nesta terça, o projeto polêmico que prevê a entrega da medalha Antonieta de Barros à deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL) foi aprovado pelos vereadores em primeira votação. O texto proposto por Maryanne Mattos (PL) recebeu 15 votos favoráveis e três contrários. A segunda apreciação está prevista para quarta (15), quando também será votada a homenagem à deputada federal Caroline de Toni (PL).

Continua depois da publicidade

Leia também

UFSC aciona vigilância epidemiológica após casos de diarreia e cólica no campus Trindade

Professor é flagrado ao falar que tem “admiração” por Hitler em sala de aula de SC