No apagar das luzes do ano legislativo, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou todos os 32 projetos de lei enviados pela prefeitura em um “superpacote” nesta semana. No enredo das duas sessões extraordinárias teve empurra-empurra, bate-boca, manifestação e tumulto.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Propostas polêmicas passaram pelo plenário, como a reforma da previdência dos servidores municipais, a regulamentação do uso de calçadas por bares e restaurantes, a criação do fundo municipal de transporte urbano e a regulamentação da hora-atividade de um terço da carga horária dos professores, entre outros temas.
As duas sessões ocorreram nesta quinta e sexta-feira (dias 16 e 17). O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) enviou os projetos na terça-feira. Vereadores de oposição criticaram a medida a toque de caixa, mas a votação ocorreu em regime de urgência.
Servidores protestaram contra a reforma e a mobilização gerou tumulto na sessão de quinta-feira. Policiais militares chegaram a impedir a passagem de um grupo de manifestantes; assista ao vídeo.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia de votação, servidores efetivos questionaram a presença de comissionados no plenário, que ocuparam cadeiras da platéia durante a sessão, e um bate-boca começou. Depois de certo tumulto, a Mesa Diretora decidiu suspender a votação dos projetos mais complexos, que tiveram emendas apresentadas, como o da reforma da previdência.
Nesta sexta, a reunião ocorreu a portas fechadas, sem direito a público.
Veja abaixo as leis aprovadas em redação final nesta quinta e sexta-feira na Câmara de Vereadores:
- Alteração no estatuto e plano de carreira dos servidores do magistério municipal.
- Autorização ao poder executivo a alienar, mediante licitação na modalidade de concorrência, dois imóveis localizados no bairro da Velha.
- Autorização de abertura de créditos adicionais suplementares no orçamento da administração direta do município.
- Autoriza outorga de cessão de uso de duas áreas de terras pertencentes à municipalidade, em favor do Estado de Santa Catarina – Corpo de Bombeiros Militar -, para implantação de um Batalhão de Operações Aéreas.
- Autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de imóvel pertencente à municipalidade em favor da Associação de Moradores Tereza Fischer, Pérola do Vale e transversais.
- Autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de imóvel pertencente à municipalidade em favor da Associação de Moradores da Itoupavazinha Centro.
- Autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de um bem imóvel pertencente ao município de blumenau, localizado na Rua Peda Reinlein, em favor da Associação dos Surdos de Blumenau.
- inclui e revoga dispositivos da lei n° 7.728, de 22 de dezembro de 2011.
- Autoriza a concessão de auxílio financeiro à entidade que menciona e a abertura de crédito adicional especial no orçamento da administração direta e dá outras providências.
- Autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de imóvel pertencente à municipalidade em favor do grupo escoteiro do Ar Pelicano 108/SC.
- Autoriza a doação de uma área de terras ao Estado de Santa Catarina para a construção de um complexo policial para a Polícia Civil do Estado em Blumenau.
- Autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de imóvel pertencente à municipalidade em favor do Esporte Clube Bandeirantes.
- Autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de imóvel pertencente à municipalidade em favor da Associação de Educação Complementar Puro Amor.
- Institui normas para a instalação temporária de atividades e a realização de eventos em áreas públicas e privadas no município de Blumenau, cria o Fundo Municipal de Calçadas.
- Estabelece critérios para lotação provisória dos profissionais de saúde dos Ambulatórios Gerais nas equipes de Saúde da Família e de atenção primária até a finalização do processo seletivo interno de que trata a lei complementar nº 1.047, de 1º de abril de 2016, e dá outras providências.
- Altera as leis complementares n. 308, de 22 de dezembro de 2000, n. 317, de 20 de junho de 2001, e n. 660, de 28 de novembro de 2007, a fim de adequá-las à emenda constitucional n. 103, de 12 de novembro de 2019, que “altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias”, e dá outras providências.
- Substitui os anexos I e III da lei complementar nº 751, de 23 de março de 2010, que “dispõe sobre o código de zoneamento, uso e ocupação do solo no município de blumenau e dá outras providências.
- Autoriza o poder público a outorgar concessão administrativa de uso de espaço público, a título oneroso, para a construção de complexo turístico, cultural e de lazer no distrito de Vila Itoupava, na forma que especifica.
- Estabelece diretrizes e critérios para a aplicação da quota drenagem sustentável no município de blumenau e dá outras providências.
- Altera a lei complementar n. 632, de 30 de março de 2007, para introduzir regras de responsabilidade solidária pelo pagamento do ITBI, para reduzir temporária e permanentemente alíquotas de ISS das atividades que especifica, para acrescentar o monitoramento e rastreamento de veículos de carga na lista de serviços constante do artigo 276 e para reformular a taxa de licença para exercício de atividade eventual ou temporária.
- Dispõe sobre a organização do sistema de estacionamento rotativo pago “Área Azul”, nas vias e logradouros públicos do município de blumenau e dá outras providências.
- Cria o Fundo Municipal de Transporte Urbano, para subsidiar, entre outros, o serviço de transporte coletivo.
- Substitui anexos da lei nº 9.036, de 30 de junho de 2021, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022.
- Substitui o anexo I da lei nº 9.072, de 17 de setembro de 2021, que dispõe sobre o plano plurianual de investimentos do município de Blumenau para o quadriênio 2022/2025 e dá outras providências.
- Dispõe sobre o programa desempenha sus e a aplicação do incentivo financeiro do Programa Previne Brasil no âmbito do município de Blumenau.
- Institui a gratificação de desempenho de cargos específicos.
- Autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no orçamento da administração direta e indireta do município.
- Altera dispositivos da lei municipal nº 8.802, de 27 de novembro de 2019, que “dispõe sobre a definição e a regulamentação dos benefícios eventuais no âmbito da política municipal de assistência social.
- Estabelece critérios para a regularização e compensação pecuniária de parcelamento de solo em desacordo com a legislação urbanística de áreas que não configuram núcleo urbano informal.
- Dispõe sobre a concessão de bolsa desportista no âmbito do município de Blumenau e dá outras providências.
- Autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares no orçamento da administração direta e indireta do município.
- Denomina de Rua Caminho dos Ipês via pública a ser implantada no bairro Fidélis.
Leia também
Dinheiro de SC começa a pingar nas rodovias federais e muda cenário para 2022
Florianópolis recebe mais do orçamento secreto do que nove das maiores cidades de SC juntas
Mudança em lei beneficia ex-diretores do Samae de Blumenau que tiveram bens bloqueados