Um projeto de lei que cria o aluguel de bicicletas em Balneário Camboriú passa pela primeira votação na Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira. De autoria do prefeito Edson Piriquito (PMDB), a proposta autoriza o Executivo a lançar concorrência para contratar empresas que explorem o serviço na cidade, além de estabelecer regras para a atividade.
Continua depois da publicidade
A ideia inicial era que cada morador, desde que cadastrado no sistema de locação, pudesse retirar uma bicicleta gratuitamente por 15 minutos a cada 24 horas, mas o projeto recebeu emendas e esse tempo deve ser estendido.
A primeira modificação significativa ao texto foi sugerida pelo vereador Fábio Flôr (PP), pedindo que o período de gratuitade passe para 30 minutos a cada três horas. As justificativas são o fluxo intenso do trânsito em Balneário, que muitas vezes inviabilizaria a devolução do veículo em 15 minutos, e o objetivo de incentivar o uso da bicicleta pelo maior número de pessoas possível.
Já a vereadora Marisa Zanoni (PT) fez duas emendas, a primeira delas para que os recursos vindos da concessão sejam destinados para melhoria do sistema cicloviário (preferencialmente na infraestrutura) a fim de garantir circulação segura de bicicleta e a integração das ciclovias e ciclofaixas.
Continua depois da publicidade
A segunda alteração pede que seja montada uma comissão para implantar o sistema de bicicletas de aluguel, com representantes de diversos órgãos e entidades municipais. O texto relativo à comissão também recebeu emendas, do vereador Aristo Manoel Pereira (PT), incluindo mais funções técnicas e práticas ao grupo.