A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão de quinta-feira, a abertura de crédito especial de R$ 110 ,5 mil pela Prefeitura para a manutenção das 40 câmeras de monitoramento instaladas na cidade. O valor deve garantir que os equipamentos, necessários para garantir a segurança, voltem a funcionar. Hoje, apenas sete dos 40 aparelhos estão na ativa por causa da falta de manutenção.
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Para o dinheiro poder ser investido, porém, a Prefeitura precisa firmar um convênio com o governo do Estado para dividir os custos com a manutenção. A administração municipal deve ficar responsável pela manutenção das câmeras e o Estado pela transmissão das imagens.
O coordenador estadual de videomonitoramento, coronel Vânio Dalmarco, calcula que a Prefeitura deve gastar de R$ 6 mil a R$ 7 mil por mês para manter os equipamentos. Já a implantação de um novo sistema de transmissão por fibra ótica deve custar em torno de R$ 12 mil.
Segundo Dalmarco, o novo convênio deve ser assinado em 30 dias, assim que a Secretaria de Estado de Administração contratar a empresa responsável pela transmissão das imagens, que já foi escolhida através de licitação. A Prefeitura também precisa abrir um processo licitatório para escolher quem vai fazer a manutenção.
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As câmeras ficaram um longo tempo sem receber investimentos porque o atual convênio não prevê a contratação de uma empresa para fazer o serviço. Com isso, elas ficaram com problemas na transmissão ou foram danificadas.
As primeiras 20 câmeras foram instaladas em 2009 pela Secretaria de Segurança Pública. Em 2011, a Prefeitura instalou mais 20 equipamentos, que funcionam com transmissão de dados via rádio.
De acordo com Dalmarco, por enquanto não está prevista a ampliação do sistema em Jaraguá. Em fevereiro, o diretor de trânsito, Rogério Kumlehn, comentou que a questão estava sendo debatida, com a instalação de mais 20 câmeras.
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