O Plano Diretor de Florianópolis, documento municipal que define instruções e objetivos para a expansão urbana e o desenvolvimento da cidade, teve um cronograma de tramitação até sua eventual aprovação definido pela Câmara dos Vereadores nesta sexta-feira (27). A expectativa é de que ele possa passar por uma segunda votação em Plenário, antes de ir à sanção do prefeito Topázio Neto (PSD), em 24 de abril.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp

Até lá, ainda serão feitas duas oficinas técnicas para tratar do tema com os vereadores, cinco audiências públicas — sendo quatro delas relacionadas às comissões por onde o plano deve tramitar na Câmara —, e uma primeira votação no Plenário do Legislativo municipal, este último evento marcado para o próximo dia 20 de março, três dias antes do aniversário de 350 anos da cidade.

— Com essa revisão vamos proporcionar uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e a preservação do patrimônio cultural da nossa cidade que a cada ano atrai milhares de turistas e novos moradores. Esse é o presente que Florianópolis merece no próximo 23 de março, uma perspectiva da cidade que queremos no futuro — diz o vereador João Cobalchini (União Brasil), presidente da Câmara.

No Plenário, serão necessários votos favoráveis de dois terços da Casa, ou seja, de 16 vereadores, para que a proposta de revisão do plano diretor esteja aprovada e possa receber, por fim, a sanção de Topázio. Feito isso, o novo documento estará em vigor.

Continua depois da publicidade

Antes de chegar ao Legislativo, o Plano Diretor passou por 14 audiências públicas promovidas pela prefeitura, foi colocado em uma minuta, uma espécie de esboço que foi apresentado à população em uma consulta pública, e acabou entregue ao Conselho da Cidade, que, enfim, levou à Câmara.

Veja o cronograma do Plano Diretor de Florianópolis na Câmara

  • 07/02/2023 – Oficina Técnica para os Vereadores;
  • 08/02/2023 – Oficina Técnica para os Vereadores;
  • 13/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo;
  • 14/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Meio Ambiente;
  • 15/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público;
  • 16/02/2023 – Audiência Pública no âmbito da Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais;
  • 17/02/2023 – Envio simultâneo às Comissões de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, de Trabalho, Legislação e Serviço Público, de Meio Ambiente, e de Turismo e Assuntos Internacionais;
  • 13/03/2023 – Audiência Pública Final;
  • 14/03/2023 – Envio ao Órgão Municipal de Planejamento – IPUF para parecer às Emendas apresentadas (art. 164, §2º do Regimento Interno);
  • 20/03/2023 – 1ª discussão e votação pelo Plenário;
    (interstício de 30 dias entre a primeira e a segunda votação – art. 336, §3º da LC n. 482/2014)
  • 24/04/2023 – 2ª discussão e votação pelo Plenário.

Leia mais

Plano Diretor de Florianópolis: como ele é feito, para que serve e as polêmicas envolvidas

Infraestrutura x adensamento: Plano Diretor de Florianópolis tem discussão sobre prioridade