Estima-se que 15% das mulheres irão apresentar algum grau de calvície durante a vida. Em busca de uma solução, muitas procuram por tratamentos com médicos especialistas, vitaminas ou produtos específicos que ajudam a fortificar os fios para evitar a queda de cabelo. Outra opção é a cirurgia de transplante capilar chamada microenxerto fio a fio, única opção dependendo do grau de calvície.
Continua depois da publicidade
– Muitas mulheres não a procuram por pura falta de informação ou por acharem que é indicada somente para homens. Quando bem indicada os resultados são excelentes e devolvem a autoestima e o prazer de viver em sociedade – afirma Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica.
A maioria dos casos que ocorrem com o público masculino é por causa de algum tipo de origem genética. No entanto, no público feminino, as causas são mais diversas. Segundo Korn, menstruar, engravidar, tomar anticoncepcional e fazer regimes frequentes trazem consequências ao corpo, incluindo o couro cabeludo.
Até mesmo o estresse do dia-a-dia da mulher moderna interfere na queda dos fios. Como prevenção, uma alimentação rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como zinco, cobre e ferro é importante, além de exercícios físicos e lazer.
Continua depois da publicidade
– O cabelo é basicamente queratina, que é uma proteína. Portanto dietas pobres em proteínas ou de baixo valor biológico afetam e muito a vitalidade dos cabelos, o que geralmente ocorre em regimes sem supervisão médica – alerta Korn.