A volta do calorão promete fazer o blumenauense suar cada vez mais até o fim desta semana. Isso porque as temperaturas devem aumentar gradativamente na cidade a partir desta segunda (11), alcançando o pico de 37ºC na sexta-feira (15), quando a sensação térmica pode passar dos 40ºC. Neste dia, também não se descarta a possibilidade de um novo recorde ser registrado nos termômetros de Blumenau em 2024, conforme prevê ainda o AlertaBlu.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
A mudança ocorre por conta da formação de um bloqueio atmosférico no Sul do Brasil que, como o próprio nome já diz, impede o avanço de frentes frias sobre a região. É o que explica o meteorologista da prefeitura, Gabriel Cassol, que reforça a permanência do tempo firme pelo menos até sexta-feira (15), no fim da tarde, quando há condição para trovoadas.
Antes disso, as temperaturas devem ficar entre 30ºC e 33ºC, de acordo com dados do AlertaBlu. A partir de quinta, porém, a previsão indica que os termômetros alcancem a marca dos 34ºC e atinjam até 37ºC durante a tarde de sexta-feira.
Neste último dia, Cassol também não descarta a possibilidade de Blumenau atingir um novo recorde de temperatura no ano de 2024. De acordo com ele, as chances também são muito altas para sensação térmica acima dos 40ºC na sexta, quando o calorão deve se despedir dos blumenauenses.
Continua depois da publicidade
Blumenau cancela consultas médicas eletivas do SUS devido à alta demanda da dengue
Isso porque no fim de semana, a condição típica de verão — com pancadas de chuva no final da tarde — promete retornar para a cidade, o que amenizaria a temperatura no sábado (16) e domingo (17), segundo o meteorologista da prefeitura. Ainda assim, no entanto, ambos os dias devem ser de calor para os catarinenses, conforme indica a previsão do tempo.
Fotos mostram como blumenauense se refrescava antigamente
A última vez que Blumenau registrou recorde de temperatura em 2024 foi no dia 12 de fevereiro, quando os termômetros atingiram 37ºC e a sensação térmica foi de 44,7°C. Nesta sexta-feira, em outras regiões do Estado — como Extremo Oeste e em alguns pontos do litoral — as temperaturas podem passar dos 40°C, segundo dados da Epagri/Ciram.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Reforma poupa só escada rolante e começa a deixar shopping de Blumenau irreconhecível
Festival Brasileiro da Cerveja avalia criar uma segunda edição anual