Após as temperaturas registrarem redução no início da semana, os próximos dias devem ser de calorão e alguns temporais no Estado. Uma massa de ar quente ganha força sobre grande parte do Brasil, e em Santa Catarina as temperaturas devem se aproximar dos 40°C entre esta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), o que gerou um alerta de perigo para o calor emitido pelo Inmet nessa terça. Durante o final de semana, as temperaturas devem ficar entre 2,5°C e 5°C acima da média em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A partir desta quinta-feira (14), as temperaturas começam a subir, com sensação de abafamento inclusive na madrugada. As regiões que mais sentirão o calor serão o Litoral Sul e o Extremo Oeste, com máximas na casa dos 34°C e 36°C. As demais regiões ficam na média dos 30°C.

Durante o final de semana, o fluxo de ar quente do Norte do Brasil se intensifica sobre Santa Catarina. Entre sexta-feira (15) e o domingo (17) as temperaturas máximas devem variar de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões.

A Defesa Civil alertou para possíveis formações de pancadas de chuva e temporais isolados pelo Estado, típicos de verão, devido à combinação de calor e umidade desta época. Também é preciso ficar atento aos efeitos relacionados ao calor, como desidratação e agravamento de doenças respiratórias. A dica é reforçar a hidratação, proteger-se do sol e evitar a prática de atividades físicas nos horários mais quentes do dia.

Continua depois da publicidade

Na próxima semana, a partir de segunda-feira (18) e terça-feira (19) uma frente fria se aproxima do Estado, favorecendo pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente. Isso deve fazer com que as temperaturas diminuam em todas as regiões.

Calorão em SC

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

SC é o Estado com maior incidência de câncer de pele do Brasil; saiba como se prevenir

Temporada de verão: como economizar água e energia com as altas temperaturas

Consumo de água e energia em SC deve subir cerca de 10% no verão mais quente da história