O primeiro domingo de primavera (24) chamou a atenção em Blumenau por conta do calor. Em um dia quente e úmido, os termômetros marcaram 33,5ºC, mas a sensação térmica chegou aos 39ºC, mostram dados do AlertaBlu. Conforme a meteorologia municipal, é a maior sensação térmica registrada na cidade em setembro nos últimos dez anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O dia quente já era esperado devido a um bloqueio atmosférico que impediu o avanço de frentes frias pelo país. Assim, o fim de semana foi de temperaturas mais elevadas em toda Santa Catarina e, por consequência, em Blumenau, que teve o pico da sensação térmica no domingo. A umidade mínima ficou em 56%, o que contribuiu com o abafamento, explica a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins.
— Essas ondas de calor são comuns durante a primavera. E nós temos observado um padrão de primavera desde o fim de agosto, com aumento gradual de temperatura — explica.
Com a perda de força do bloqueio atmosférico, a instabilidade volta esta semana para Blumenau. A previsão indica possibilidade de temporais isolados tanto segunda quanto terça-feira (25 e 26). A quinta-feira (28) deve ser o dia mais estável da semana. As temperaturas devem ficar na casa dos 25ºC até sexta-feira (29).
Continua depois da publicidade