Depois de um domingo de temperaturas elevadas, o calor chegou com ainda mais força nesta segunda-feira no Sul de Santa Catarina. No início da tarde, as estações de monitoramento da Epagri/Ciram mostraram números típicos de verão, em pleno inverno. Em Criciúma, chegou a fazer 41,3°C no início da tarde, a maior temperatura registrada em todo o Estado.

Continua depois da publicidade

De acordo com o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, o responsável por esse calor é o domínio do ar quente que antecede um sistema de chuva, uma frente fria, que vem do Rio Grande do Sul. Nesta segunda, o Oeste do Estado também registrou temperaturas elevadas, chegando a fazer 39°C em algumas cidades. Entre a tarde e a noite, há chance de chuva isolada na Serra, Sul e Grande Florianópolis.

Na região Sul, Meleiro também atingiu a casa dos 40°C. Içara registrou 39,9°C, Araranguá 39,7°C e Jacinto Machado 39°C. Na previsão para a terça-feira, Puchalski explica que o calor vai perder força, e deve ficar concentrado no Meio Oeste. O dia terá muitas nuvens e poucas aberturas de sol, com chance de chuva na Serra, Sul e parte da Grande Florianópolis.

Temperaturas registradas às 13h de segunda-feira pelas estações da Epagri/Ciram:

Criciúma – 41,3°C

Continua depois da publicidade

Meleiro – 40°C

Içara – 39,9°C

Araranguá – 39,7°C

Jacinto Machado – 39°C

Praia Grande – 38,8°C

Siderópolis – 39,4°C

Jaguaruna – 38,7°C

Tubarão – 38,4°C

Urussanga – 37,8°C

Nova Veneza – 37,6°C

Sombrio – 36,8°C