Desde sexta-feira os blumenauenses enfrentam uma onda de calor atípica. Com máximas de verão, na tarde deste domingo os termômetros marcaram exatos 31,6 °C. De acordo com a meteorologista do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), Taciana Weber, a onda de calor que atinge o município não é normal, já que estamos no inverno, e o calorão só deve dar trégua no final da terça-feira.

Continua depois da publicidade

– Esse calor é causado por ventos continentais que vem do noroeste, ou seja, a massa de ar seco e quente em vez de ir para o mar, vem para o continente – explica a meteorologista ao ressaltar que o normal nessa época do ano seriam ventos no sentido nordeste (que levam o calor para o mar).

Primeiro a chuva, depois o frio

Esse fenômeno climático é característico do verão e precede fortes pancadas de chuva. De acordo com os dados do Alertablu, ao longo desta segunda-feira os termômetros ainda vão registrar temperaturas acima dos 30 °C, mas no começo da noite, a aproximação de uma massa de ar frio traz chuva forte à cidade com risco rajadas de vendo e descargas elétricas.

A temperatura tende a cair um pouco durante a noite (de segunda-feira) e o amanhecer de terça-feira já começa sob influência da frente fria, quando os termômetros devem marcar 18 ºC. A mínima está prevista para ocorrer só a noite, que é quando a massa de ar frio realmente atinge a cidade. Os termômetros podem marcar entre 11 e 13 ºC.

Continua depois da publicidade

Quarta e quinta-feira o tempo segue estável. Um sistema de alta pressão vai permitir a presença de sol entre nuvens, alternando com períodos de céu claro. A temperatura mínima oscila entre 10 e 13 ºC e máxima não devem passar dos 24 ºC.