Depois de um inverno com dias gelados, a primavera chega oficialmente nesta quarta-feira (22) em Santa Catarina. A mudança de estação ocorre a partir das 16h21, segundo a Epagri/Ciram, com previsão de clima quente e pouca chuva em algumas regiões do Estado, além de chances de granizo.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Nesta quarta-feira ocorre no Hemisfério Sul o fenômeno conhecido como equinócio de Primavera, que é quando o dia e a noite têm a mesma duração de horas. Isso acontece porque os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, ao longo da primavera, os dias começam a ser mais longos do que as noites.
De acordo com a Epagri/Ciram, diferente de outros anos, quando esta é uma das estações mais chuvosas, a previsão é de que o fenômeno ocorra abaixo da média, pelo menos no Oeste e Meio-Oeste. Ou seja, nas duas regiões a tendência é que o tempo permaneça mais seco, assim como foi no inverno, devido à influência do fenômeno La Niña.
Além disso, nas regiões, a temperatura também deve ficar acima da média climatológica. Já do Planalto ao Litoral, deve ter chuva e temperatura mais próxima da média climatológica.
Continua depois da publicidade
A Epagri/Ciram alerta, ainda, que nessa época do ano é comum a presença de temporais com granizo e ventania. As regiões mais propensas a serem atingidas são do Planalto ao Litoral, apesar da condição não ser descartada nas outras regiões.
> Mudanças climáticas: como será a vida nos próximos 30 anos, segundo a ONU

Inverno teve menos chuva e mais frio
Nesta terça-feira (21), a Epagri/Ciram também divulgou um levantamento de como foi o inverno em Santa Catarina. Segundo o órgão, faltou chuva no Estado, principalmente entre os meses de julho e agosto, nas regiões do Oeste e Meio-Oeste.
O motivo para isso foram bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, que mantiveram massas de ar seco em Santa Catarina. Já as frentes frias, principais causadoras de chuva durante o inverno, ficaram concentradas no Litoral.
Em contrapartida, houve várias ocasiões de frio intenso no Estado, principalmente com a chegada de massas de ar de origem polar. De acordo com a Epagri/Ciram, a mais intensa, que é considerada histórica, ocorreu entre os dias 28 de julho a 4 de agosto, com o registro de neve em ao menos 23 cidades catarinenses.
Continua depois da publicidade
Além disso, no dia 29 de julho, foi registrada a menor temperatura do ano no Estado: -8,6°C em Bom Jardim da Serra.
> Neve em SC: veja vídeos do fenômeno registrado em cidades da Serra
Estação começa com risco de alagamentos no Litoral
Depois da presença de tornados e de chuva de granizo nos últimos dias, a primavera também chega em Santa Catarina com o alerta para o risco de alagamentos na região costeira entre esta quarta (22) e quinta-feira (23). O pico da maré, segundo a Defesa Civil, pode chegar a 181 cm em algumas cidades.
Os alagamentos devem ocorrer devido a elevação do nível da maré e a presença de ventos no quadrante sul após a passagem de uma frente fria pelo Estado. Além disso, a presença de um ciclone extratropical no oceano também causa a agitação martíma na região.
> Santa Catarina está preparada para um novo ciclone bomba? Especialistas dizem que não
Por conta disso, há o alerta de risco alto para ao menos dez cidades, do Litoral Norte ao Sul de Santa Catarina. A previsão é que alta da maré ocorra durante a tarde desta quarta e a madrugada de quinta-feira. (veja a lista de cidades e o horário abaixo)
Continua depois da publicidade
Além disso, para esta quarta, há chances de mar agitado, com ondas de até 2 metros, de acordo com a Epagri/Ciram. Já o tempo deve ser ensolarado em grande parte das regiões.
Veja as cidades onde há risco de alagamento:
Quarta-feira (22)
- Passo de Torres: previsto às 13h30, com pico de 51 cm;
- Balneário Rincão: previsto às 13h30, com pico de 57 cm;
- Imbituba: previsto às 14h15, com pico de 66 cm;
- Laguna: previsto às 14h30, com pico de 25 cm;
- Itajaí: previsto às 14h45, com pico de 115 cm;
- Florianópolis: previsto às 15h, com pico de 81 cm;
- Balneário Camboriú: previsto às 15h, com pico de 109 cm;
- Itapoá: previsto às 16h, com pico de 149 cm;
- São Francisco do Sul: previsto às 16h15, com pico de 157 cm;
- Joinville: previsto às 16h30, com pico de 173 cm.
Quinta-feira (23)
- Passo de Torres: previsto às 1h30, com pico de 71 cm;
- Balneário Rincão: previsto às 1h45, com pico de 74 cm;
- Imbituba: previsto às 2h15, com pico de 80 cm;
- Florianópolis: previsto às 3h, com pico de 92 cm;
- Balneário Camboriú: previsto às 3h, com pico de 119 cm;
- Laguna: previsto às 3h15, com pico de 28 cm;
- Itajaí: previsto às 3h15, com pico de 124 cm;
- Itapoá: previsto às 4h, com pico de 152 cm;
- São Francisco do Sul: previsto às 4h15, com pico de 158 cm;
- Joinville: previsto às 5h15, com pico de 181 cm.
Leia também:
Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas
Continua depois da publicidade
Após manifestação tensa na Comcap, acesso a caminhões de lixo é liberado em Florianópolis