Santa Catarina teve 12 cidades com calor acima dos 35°C na tarde deste domingo (9). As regiões Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Extremo Oeste estão em alerta para onda de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Cidades do Sul e do Oeste predominam entre as maiores temperaturas registradas no Estado neste domingo. Itapiranga, conhecida como a cidade mais quente de Santa Catarina, registrou o maior calor do dia: 37,2°C, às 17h. Depois, vem Criciúma, com 36,9°C, às 14h.
Veja as cidades mais quentes de SC neste domingo
- Itapiranga – 37,2°C
- Criciúma – 36,9°C
- Ouro – 36,4°C
- Caibi – 36,3°C
- Meleiro – 36,0°C
- Piratuba – 36,0°C
- Pinheiro Preto – 36,0°C
- Jacinto Machado – 35,8°C
- Urussanga – 35,8°C
- Schroeder – 35,6°C
- Nova Veneza – 35,5°C
- São João do Itaperiú – 35,4°C
- Sombrio – 34,4°C
- Zortéa – 34,3°C
- Praia Grande – 34,2°C
- Içara – 34,2°C
- Tubarão – 34,1°C
- Abdon Batista – 33,9°C
- Ituporanga – 33,8°C
- Lontras – 33,8°C
Continua depois da publicidade
Calor segue ao longo da semana
De acordo com a Defesa Civil, o calor deve continuar em Santa Catarina na segunda (10) e na terça (11). O risco é moderado para ocorrências relacionadas a insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O calor também favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, desde o Extremo Oeste até o Planalto Sul.
Inmet emite alerta de onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, com grau de severidade de perigo, para onda de calor para o Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. O alerta teve início às 11h deste sábado e se estende até às 16h de segunda-feira (10). De acordo com o Inmet, há risco à saúde por conta das temperaturas 5°C acima da média por período de três a cinco dias.
Também há um alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor no Estado. O aviso, válido até a próxima segunda-feira (10), engloba a região Oeste do Estado, na divisa com o Rio Grande do Sul.
A onda de calor acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias. No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
Continua depois da publicidade
Leia também
Municípios decretam situação de emergência e SC entra em alerta para avanço da estiagem