Com as marcações nos termômetros subindo, muitos reclamam do calor. Mas as temperaturas mais elevadas podem contribuir para a mudança de hábitos alimentares, criando uma dieta mais saudável e equilibrada e, consequentemente, facilitando a perda de peso. Esse comportamento ao menos é constatado por especialistas.
Continua depois da publicidade
Nessa época fica mais fácil ingerir frutas que possuem mais água na composição, como melancia, melão e ameixa. Além disso, é importante aproveitar o período para adquirir o hábito de beber água constantemente, mantendo o corpo sempre hidratado.
> Cinco exercícios básicos para realizar em casa – e os erros mais comuns
Além das frutas, especialistas recomendam consumir vegetais de cor verde escura ao menos três vezes por semana. Isso por conta da concentração de ferro e ácido fólico.
Sucos são ótimos para o calor
Também são boas indicações os sucos de vegetais com frutas. É possível incluir ainda na lista cereais, chia e aveia. As bebidas, aliás, podem brincar com as frutas e vegetais. Beterraba com cenoura e laranja e a couve com abacaxi e hortelã são algumas das opções.
Continua depois da publicidade
> Sete motivos para visitar a Ilha de Porto Belo em Santa Catarina
A água de coco também hidrata. Além disso, oferece uma boa quantidade de nutrientes, ideais para repor aqueles que são perdidos com o calor elevado. Outra sugestão fácil e saudável: prepare picolés caseiros. É só picar a fruta desejada e completar com água.

> Saiba como enfrentar o calor extremo e as temperaturas acima de 40°C
Alerta aos alimentos “pesados”
Nessa época, porém, é preciso ainda ter cuidado especial com pratos que recebem uma grande quantidade de ingredientes no preparo, aqueles considerados “pesados”, como feijoada, dobradinha, lasanha. Frituras, doces, bebidas açucaradas, refrigerante, bebida alcóolica e carne vermelha com excesso de gordura devem ser consumidas com muita cautela. O ideal é evitar.
> Dicas de como prevenir o câncer
Além disso, lembre-se de consultar um médico para uma avaliação geral. Aproveite o período também para abandonar o sedentarismo, incluindo na rotina a prática periódica de atividade física.
Continua depois da publicidade