O calor que elevou a temperatura ao longo da tarde no Médio Vale do Itajaí provocou trovoadas e descargas elétricas espalhadas pela região. Isso acarretou em falhas no sistema de distribuição de energia em 14,9 mil unidades consumidoras de pelo menos nove municípios atendidos pela Celesc na região. As cidades com problemas são: Apiúna, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros.
Continua depois da publicidade
Em Blumenau, às 19h, quando ainda era possível ver e ouvir diversos raios e relâmpagos, 12,4 mil unidades estavam sem luz, distribuídas em 11 bairros. As regiões mais atingidas foram os bairros Escola Agrícola, com 5.523 interrupções, e Vila Nova, com 3.792 quedas.
Em Blumenau, de acordo com dados do AlertaBlu, a temperatura máxima do dia foi 35,4 °C, registrada às 15h. A sensação térmica se aproximou da casa dos 40 °C.
Avise a Celesc
A Celesc tem um sistema que transmite em tempo real a situação do fornecimento de energia elétrica. Porém, a população também pode ajudar. Basta enviar uma mensagem de texto por SMS para o número 48196, com a mensagem Sem Luz, seguida do número da unidade consumidora, que fica na parte superior direita da fatura.
Continua depois da publicidade
O aplicativo da Celesc, disponível para Android e iOS, também permite informar falta de luz; bem como pelo telefone 0800 48 0196 ou pelo site, no link serviços. Os mecanismos auxiliam para que os eventuais reparos na rede sejam feitos de forma mais rápida e precisa.
Em qualquer uma das plataformas o consumidor sempre recebe o número de protocolo, que poderá usar depois para qualquer novo contato com a Celesc, como, por exemplo, solicitar ressarcimento de danos elétricos.
Vem mais calor
A fórmula de altas temperaturas ao longo do dia, somadas a pancada de chuvas ao final da tarde deve se repetir nos próximos dias. De acordo com o AlertaBlu, a terça-feira terá sol entre nuvens durante a manhã e tarde em Blumenau. A temperatura se eleva rapidamente, garantindo mais um dia abafado.
Ao final do dia, áreas de instabilidade formadas pela atuação de um cavado em níveis baixos da atmosfera e intensificadas pelo calor, geram condições para a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima varia entre 23 °C e 25 °C e a máxima entre 35 °C e 37 °C.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira, o sol volta a predominar entre nuvens e calor. No início da manhã, a temperatura mínima oscila entre 23 °C e 25 °C e durante a tarde a temperatura máxima fica entre 35 °C e 37 °C. Novamente, há condição para pancadas de chuva isolada e trovoadas ao final do dia.