A onda de calor que irá atingir Santa Catarina até a próxima sexta-feira (15) deixa o Estado em “alerta de perigo”. Outros quatro estados também serão impactados pelo fenômeno, que pode registrar temperaturas de até 40ºC em alguns municípios.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e destaca que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média. O alerta vale para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Servidores públicos de Florianópolis entram em greve por tempo indeterminado

Caracteriza-se onda de calor quando o clima quente acima da média mensal tem duração de três a cinco dias. O aviso passou a valer na segunda-feira (11) e prevalece até a sexta.

Continua depois da publicidade

O cenário pode trazer riscos à saúde, como desidratação e agravamento de problemas respiratórios causados pela amplitude térmica.

Temperaturas podem chegar a 40°C em algumas regiões (Foto: Inmet, Divulgação)

Previsão para a semana

De acordo com a Defesa Civil, em Santa Catarina, o calor acima do normal é consequência de uma massa de ar seco, que deixa o tempo firme no Estado, além de trazer uma grande amplitude térmica, com temperaturas amenas pela manhã e calor durante a tarde.

A previsão aponta que as máximas devem ultrapassar os 30°C em todo Estado e devem ficar entre 35°C e 38°C no Grande Oeste, Litoral Sul, parte do Vale do Itajaí e Norte, principalmente a partir da quarta-feira (13).

O clima quente deve permanecer até, pelo menos, sexta, quando a passagem de uma nova frente fria muda o tempo.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do calor em SC

Leia também

Blumenau amanhece com todas as linhas de ônibus paralisadas

FOTOS: Draga usada em Jurerê deixa cidade após maior alagamento de praia em Florianópolis

As espécies invasoras que podem causar doenças e prejuízos bilionários