O calor e a umidade vão deixar Santa Catarina em alerta para o risco de temporais e possível queda de granizo entre a tarde e a noite desta sexta-feira (24). De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno deve atingir principalmente o Oeste e o Litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O motivo é a formação de cavados — região alongada de uma relativa baixa pressão num plano horizontal — em diversos níveis da atmosfera combinado ao calor e a umidade. Conforme o órgão estadual, isto dá condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, que podem vir acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento intensas e queda de granizo pontual.

Sexta-feira será de chuva fraca e temperaturas amenas em SC

O alerta também aponta risco de alagamentos pontuais e enxurradas por conta do excesso de chuva em um curto período de tempo, segundo a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

As regiões que devem ser atingidas pelo fenômeno são as áreas de divisa com o Paraná, do Oeste e Meio-Oeste, áreas do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Litoral Sul e dos planaltos. Nesses locais, as chances de ocorrência associadas às chuvas é moderado.

Mapa mostra como fica o tempo em Santa Catarina nesta sexta-feira (24) – (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Chuva e calor continuam no fim de semana

De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva deve continuar durante o fim de semana. No sábado (25), a presença de um cavado, alinhado a aproximação de uma frente fria, faz com que o dia tenha nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das cidades catarinenses. Porém, no decorrer da tarde, há chance de chuva, principalmente a partir do Extremo-Oeste e Norte do Estado.

Já no domingo (26), a madrugada e a manhã será de chuva e temporais localizados por conta do avanço de uma frente fria. Porém, no decorrer do dia, o tempo melhora com nebulosidade variável e aberturas do sol, de acordo com a Epagri.

O órgão diz, ainda, que em ambos os dias a temperatura será elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Perícia no Warung vê falha em sistema preventivo e descarta quatro possíveis causas

Serra de Corupá, na BR-280, é completamente bloqueada por deslizamento de terra