Santa Catarina deve ter um fim de semana com temperaturas de verão a partir deste sábado (17). O Estado terá sol e tempo estável, como já tem sido nos últimos dias, mas desta vez com temperaturas acima dos 30°C.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No sábado, o dia deve ser estável, mas com formação de nevoeiros, especialmente no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, mas que se dissipam ao longo da manhã. Durante o dia, o sol deve prevalecer, com poucas nuvens, exceto no Litoral Sul, onde a quantidade de nuvens deve ser maior devido a instabilidades no Rio Grande do Sul, mantendo o tempo mais nublado na região.
Corredor de fumaça da Amazônia cobre SC e gera alerta da Defesa Civil
Durante o sábado, os ventos devem soprar entre fracos e moderados, mas as rajadas podem chegar a 60 quilômetros por hora entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul ao longo da tarde.
Continua depois da publicidade
As temperaturas sofrem uma rápida elevação, podendo passar de 30°C em algumas partes do Estado.
Veja como fica em cada região
- Extremo Oeste: 15°C/32,4°C
- Oeste: 13,4°C/30,5°C
- Meio-Oeste: 12,5°C/30,5°C
- Planalto Sul: 12.3°C/28.9°C
- Litoral Sul: 12.8°C/25.7°C
- Vale do Itajaí: 11.9°C/31°C
- Grande Florianópolis Serrana: 14.4°C/27°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 14.6°C/28.3°C
- Planalto Norte: 11.2°C/30.8°C
- Litoral Norte: 14.8°C/28.2°C
Já no domingo (18), o dia começa mais estável, mas há condições para a formação de nevoeiros marítimos ao longo do litoral, e pontualmente entre o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. No litoral, os nevoeiros podem durar o dia todo, mas, em geral, se dissipam e dão lugar ao sol.
De modo geral os ventos devem continuam com intensidade fraca a moderada, mas com rajadas que podem chegar a 45 quilômetros por hora. As temperaturas mínimas devem variar entre 11°C e 18°C entre o Meio-Oeste e os planaltos, e vão de 14°C a 23°C nas demais regiões. À tarde, o calor se intensifica, com marcas entre 27°C e 35°C pelo Estado.
A agitação marítima também aumenta ao longo do dia com ondas de direção sudeste entre 2 e 2,5 metros no Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
Continua depois da publicidade
“Corredor de fumaça”
Nesta sexta-feira (15), as queimadas na Floresta Amazônica causaram um “corredor de fumaça” que atingiu Santa Catarina, conforme a Defesa Civil. Outros estados da região, como o Rio Grande do Sul, também foram afetados.
Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é comum para esta época do ano. No entanto, o órgão destaca que a fumaça pode impactar a visibilidade e a qualidade do ar. A fumaça pode ser identificada através de imagens de satélites.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, em Washington, nos Estados Unidos, confirmou a chegada do corredor de fumaça ao Rio Grande do Sul por imagens de satélites. A tendência, conforme a agência, é que o fenômeno aumente durante o final de semana.
Continua depois da publicidade
Leia também
FOTOS: Orcas fazem aparição impressionante e surpreendem observadores em Florianópolis
Desventuras em série de vira-lata caramelo motivam resgate inusitado em SC