Uma empresa canadense de 50 anos, Dorel Industries, comprou a centenária fabricante de bicicletas Caloi. Com o negócio, a unidade da Caloi em Manaus produzirá bicicletas para as marcas da empresa, entre elas Cannondale, Schwinn, Mongoose e GT, para atender não só ao mercado brasileiro, mas também o mundial. A Dorel adquiriu 70% das ações da Caloi.

Continua depois da publicidade

Fundada em 1898, a Caloi é uma das mais antigas e conceituadas marcas de bicicletas do mundo, a maior da América Latina e a líder do mercado brasileiro, com participação estimada em 40%. No ano passado, as vendas da marca brasileiria foram de cerca de R$ 273,5 milhões, crescimento de 22% em relação ao ano anterior. O negócio acentua o crescimento do mercado de bicicletas no mundo inteiro.

– A divisão de bicicletas se tornou um negócio de um bilhão de dólares em apenas nove anos, e vislumbramos um potencial de crescimento muito grande para o futuro. Estamos muito felizes em receber o time Caloi na Dorel – comentou Martin Schwartz, presidente e CEO da Dorel.

A transação também posiciona a Dorel como uma das maiores empresas de bicicletas do mundo, bem como a líder das Américas. Eduardo Musa, atual CEO da Caloi, será o presidente da divisão de bicicletas no Brasil e participará a integrar a equipe global de gestão.

Schwartz completou que a Dorel está no Brasil desde 2009, quando introduziu sua divisão de produtos infantis. Entre as marcas mais conhecidas do grupo no Brasil estão Bébé Confort e Cosco, que revolucionaram o mercado de carrinhos e berços de bebês.

Continua depois da publicidade

– Desenvolvemos uma forte operação de produtos infantis no Brasil e nesse ano a empresa está crescendo. Apesar dos desafios econômicos do país, do quais estamos cientes, acreditamos que o mercado consumidor é sólido e está no caminho certo – afirmou Schwartz.

A Caloi emprega mais de 900 pessoas em suas diversas unidades, a sede em São Paulo, o Centro de Tecnologia e Logística em Atibaia e sua planta em Manaus, a maior fábrica de bicicletas fora do sudeste asiático, onde são produzidas mais de 700 mil unidades por ano.

Principal executivo da Caloi, Eduardo Musa comentou o negócio “a conclusão de vários anos de trabalho para transformar o Brasil em um verdadeiro player no mercado mundial de bicicletas”. Afirmou, ainda que a Dorel ajudará a suprir as crescentes demandas do consumidor brasileiro por alta qualidade, inovação e estilo.

Além da memória afetiva dos brinquedos de infância, a fabricante brasileira de bicicletas teve a imagem reforçada por uma célebre série de comerciais de TV no final da década de 1980 que tinha como mote a frase “Não esqueça da minha Caloi”.

Continua depois da publicidade