Cinco nomes do primeiro escalão do governo Napoleão Bernardes (PSDB) desembarcam da administração rumo às eleições municipais de outubro. Valdecir Mengarda (Semudes), Helenice Luchetta (Educação), Alexandre Caminha (Procon), Sérgio Galdino (Fundação de Desporto) e Sylvio Zimmermann (Fundação Cultural) disputarão vagas na Câmara de Vereadores de Blumenau. O prazo para o desligamento das funções públicas termina no sábado, seis meses antes das eleições.
Continua depois da publicidade
::: Veja mais notícias de santa.com.br
Os secretários começaram a entregar seus cargos ainda na quinta-feira. A prefeitura não anunciou quem assumirá as secretarias de Desenvolvimento Social, Procon e as fundações Cultural e de Desportos. Quem assume a vaga de Educação é Patrícia Lueders, que atuava na Diretoria de Educação Infantil. A informação foi confirmada por Helenice Luchetta, que deixou a pasta após um balanço das ações realizadas nos últimos três anos.
Todos, com exceção de Alexandre Caminha, concorrerão a uma vaga no legislativo pelo PSDB e reforçarão a linha de cabos eleitorais de Bernardes. A saída de Caminha da direção do Procon é acompanhada da troca da partido: deixa o ninho tucano e integrará o Partido Republicano da Ordem Social (Pros). A missão é estratégica: deixa o PSDB com a tarefa de reunir os partidos em torno da campanha de reeleição de Napoleão Bernardes.
– Em tese em um partido pequeno torna-se mais fácil de se eleger, mas temos que trabalhar com alianças – afirmou Caminha.
Continua depois da publicidade
Atualmente Helenice Luchetta, Sylvio Zimmermann, Sérgio Galdino e Alexandre Caminha já são suplentes das vagas do PSDB na Câmara de Vereadores.
Prestação de contas
Valdecir Mengarda cita o convênio com 19 instituições blumenauenses, a descentralização dos conselhos tutelares e a implementação do cartão BluSUAS – que possibilita que as pessoas retirem os alimentos da cesta básica no supermercado – como algumas das principais realizações durante os dois anos frente à secretaria. No Procon, Caminha cita os mais de 150 mil atendimentos que fez nos seis anos em que esteve frente à pasta.
Para Helenice, a gestora que ficará em seu lugar integra a equipe desde o início do governo tucano e irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido na secretaria. Sobre a vida pública, afirma que é o momento de assumir novos desafios. Helenice já foi vereadora na legislatura de 2009 a 2012.
– Se a educação é um caminho para mudar esta cidade, está mais do que na hora de colocar meu nome à disposição – concluiu.
Continua depois da publicidade