A saber, uma das primeiras obrigações fiscais que as pessoas têm no início de todos os anos é o pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Geralmente, o pagamento se inicia já em janeiro, e neste 2024 não vai ser diferente em vários lugares do Brasil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Entretanto, é preciso estar sempre atento. Já que cada estado tem aliquotas, prazos, métodos de pagamento e regras particulares. Por isso, trouxemos aqui nesta reportagem tudo o que se sabe sobre o IPVA em cada estado brasileiro. Conheça mais abaixo.
Região Sul
Rio Grande do Sul
Assim como em 2023, as alíquotas de IPVA seguem em 3% para automóveis e picapes, 2% para motos e 1% para caminhões, micro-ônibus e carros de locadora. De acordo com o Detran/RS é possível parcelar em até 6x sem juros, com descontos nas parcelas de janeiro, fevereiro e março. Vale ressaltar que o calendário de vencimento começa no dia 24 de abril. Confira o site da Sefaz RS para saber mais sobre formas de pagamento.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina
Em Santa Catarina a aliquota segue sendo 2% para automóveis de passeio e 1% para veículos de duas rodas, como motos, ônibus, caminhões de carga e veículos de locadoras. Para pagar, é possível parcelar em até 12x no cartão de crédito. A parcela em cotas e o pagamento à vista começa em janeiro conforme o final da placa. Saiba mais no portal da SEF SC .
Paraná
De antemão, o Paraná continua com as mesmas alíquotas de 2023, 3,5% para automóveis, motos e caminhonetes e 1% para caminhões. ônibus e carros de locadora. A saber, quem quiser pagar em cota única terá um desconto de 6%, e nessa modalidade o limite de pagamento é entre 17 e 23 de janeiro, a depender do número final da placa. Além disso, é possível pagar em 5 parcelas mais sem desconto. Acesse a Sefaz para pagar.
Região Sudeste
Espírito Santo
De acordo com o governo estadual do ES, a alíquota vai ser de 2% para carros de passeio e utilitários, e 1% para motos, ônibus e caminhões. Assim como em outros estados, quem pagar à vista terá desconto, e o vencimento da cota única se inicia em 9 e termina em 15 de abril. Ademais, é possível parcelar em até 6 vezes. Saiba mais na Sefaz do ES
Continua depois da publicidade
Minas Gerais
Desde já, os valores no IPVA no estado variam entre 1% e 4% do valor total do veículo. Ao passo que carros de passeio pagam 4% e motociclistas 2%. Enquanto isso, ônibus. caminhões e veículos de locação pagam 1%. De acordo com a Secretaria da Fazenda, quem pagar em cota única terá 3% de desconto. Mas quem quiser pode parcelar. O vencimento da cota única vai de 15 a 19 de janeiro. A 1º parcela também, sendo que as outras vencem nos meses seguintes.
São Paulo
Seguindo o que ocorre em vários outros estados, a alíquota segue a mesma em SP. Assim será 4% para carros, 2% para motos, 1,5% para caminhões e ônibus e 1% para veículos de locadora. Do mesmo modo, quem pagar à vista em janeiro terá 3% de desconto. Já quem fizer isso em fevereiro não terá desconto. O vencimento vai de 11 a 24 de janeiro, de acordo com o número final da placa. Saiba mais sobre o pagamento no site da Sefaz/SP.
Rio de Janeiro
A alíquota do IPVA no Rio de Janeiro segue a mesma que em 2023. Assim sendo, os fluminenses terão de pagar 4% para carros de passeio, 2% para motos, 1.5% para carros movidos à Gás Natural Veicular (GNV). Por outro lado, quem tiver carro elétrico paga 0,5%. O pagamento à vista vai de 22 de janeiro a 02 de fevereiro, e quem fizer terá desconto. Além disso, é possível parcelar em até 3 vezes. Acesse a Sefaz para pagar
Continua depois da publicidade
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
No Distrito Federal, por outro lado, o pagamento se inicia entre 19 e 23 de fevereiro. De acordo com a Secretaria da Fazenda local, será possível parcelar em até seis vezes a partir do segundo mês do ano. Por fim, quem pagar e cota única não terá desconto
Goiás
De acordo com a Secretaria Estadual de Economia goiana, o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPVA vai de 8 a 19 de janeiro. Além disso, quem pagar à vista entre esses dias terá um desconto de 10%. O imposto pode ser parcelado em até 10x. Confira o site da Secretaria de Economia para saber mais.
Mato Grosso
Conforme a Secretaria da Fazenda de Mato Grosso, a data de vencimento do IPVA será uma só para todos os veículos, independente do número da placa. A data será 29 de maio, e quem pagar o imposto até lá em cota única terá 10% de desconto. Então, para emitir a Guia de Pagamento, basta ir ao site da Sefaz-MT.
Continua depois da publicidade
Mato Grosso do Sul
Segundo o Detran do MS, o pagamento da cota única deve ser feito até o dia 31 de janeiro, com um desconto de 15%. Porém, também é possível parcelar em até 5x. Uma particularidade do estado é que quem utiliza GNV está isento de IPVA. Acesse a Sefaz/MS para saber mais
Região Norte
Acre
Assim como outros estados, o vencimento do IPVA será mês a mês, ou seja, dependendo do número final da placa, o imposto vence em um mês. Desse modo, quem pagar em cota única terá um desconto de 10%. Contudo, será possível parcelar em até três vezes. O boleto pode ser gerado no site do Detran AC.
Amazonas
Até o momento da produção dessa reportagem, o governo do Amazonas não divulgou nada oficial sobre o IPVA, mas você pode acompanhar pelo Sefaz-AM.
Continua depois da publicidade
Amapá
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Amapá, o pagamento à vista pode ser feito até o dia 29 de março. Quem fizer assim, terá um desconto de 20%. Mas também é possível parcelar em até seis vezes. Automóveis terão uma alíquota de 3%, ao passo que outros veículos terão 1,5%.
Roraima
Segundo a Sefaz de Roraima, o pagamento em cota única deve ser feito até o dia 29 de fevereiro e terá um desconto de 10%. Além disso, é possível pagar em três parcelas sem desconto, ao longo dos meses dependendo do número final da placa. Saiba mais na Secretaria da Fazenda do estado.
Rondônia
Recentemente, o governo de Rondônia divulgou o calendário do IPVA com uma particularidade. Isto pois a opção com desconto está disponível a depender do número final da placa. Por exemplo, quem tem o número 4 pode pagar com desconto até 29 de fevereiro. Já quem tem 7, pode fazer isso até 31 de maio. Saiba mais sobre a tabella na Sefaz-RO.
Continua depois da publicidade
Tocantins
De antemão, no estado do Tocantins, está previsto um desconto de 10% para quem pagar à vista até o dia 15 de janeiro. Ainda assim, é possível parcelar em até 10 vezes sem desconto. Por fim, o governo anunciou que quem tem menos de 200 reais de IPVA estará isento. As alíquotas variam de 1,5% a 3%. Saiba mais no portal do governo estadual.
Região Nordeste
Alagoas
Segundo o governo de Alagoas, o prazo para pagar a Cota única com desconto vai até o dia 31 de janeiro, e a diminuição será de 5% do valor do IPVA. Entretanto, o vencimento da cota única sem desconto varia dependendo do número final da placa. 1 e 2 em fevereiro, 3 e 4 em março e assim por diante. Saiba mais na Sefaz de Alagoas. As aliquotas estão entre 1% e 3,25%.
Bahia
Os baianos, por outro lado, poderão ter um desconto de 15% se pagarem o IPVA à vista até o dia 7 de fevereiro. Além disso, o Sefaz da Bahia oferece a possibilidade de parcelar em cinco vezes. Mas quem quitar tudo na primeira ganha 8% de desconto. Para quem quiser pagar em uma cota e sem desconto, o vencimento varia de acordo com a placa. Veja mais na Sefaz-BA.
Continua depois da publicidade
Ceará
No Ceará, os boletos para pagamento do IPVA estão disponíveis desde o dia 2 de janeiro. Assim, quem pagar em cota única até o dia 31 de janeiro garante 5% de desconto. Além disso, é possível obter mais 5% com o programa Sua nota tem valor. Para quem desejar é possível pagar em 5 parcelas a partir do primeiro mês do ano. Veja a tabela e emita guias na Sefaz-CE.
Maranhão
No Estado do Maranhão, por outro lado, o desconto do pagamento à vista caiu de 15% para 10% em 2024. Sendo assim, para ter esse direito, o proprietário precisa pagar a cota única até 29 de fevereiro. Contudo, quem preferir pode pagar em 3 vezes sem desconto. A fiscalização começa em junho e a consulta de valores já pode ser feita no site da Sefaz-MA.
Paraíba
Para os paraibanos, o limite do pagamento em cota única vai variar de acordo com o número final da placa. Quem tem final 1 pode pagar até 28 de março, 2 no dia 30 de abril e assim por diante. Porém, para ter o desconto de 10% é preciso pagar à vista até o último dia de cada mês de janeiro a outubro. Também conforme a placa. Saiba mais no site da Sefaz-PB.
Continua depois da publicidade
Pernambuco
Assim como na Paraíba, em Pernambuco o vencimento vai depender do número da placa. Além disso, é possível parcelar em até 10 vezes. O prazo para pagar em cota única vai de 5 a 25 de fevereiro conforme a placa. Pessoas com Deficiência e veículos de transporte escolar estão isentos. Saiba mais no Detran-PE.
Piauí
De acordo com o governo do Piauí, quem pagar IPVA no estado à vista até o dia 31 de janeiro terá um desconto de 15%. Quem quiser pode parcelar em três vezes, sendo que a última parcela será em março. Para consultar o valor, acesse a Sefaz-PI.
Rio Grande do Norte
Segundo o governo do Rio Grande do Norte, o calendário de pagamento do IPVA começa em março e termina em junho em cota única, nos dias 10, 11 e 12 de cada mês. A saber, o vencimento muda de mês a depender do número final. Além disso, é possível parcelar em 7 vezes e a primeira parcela depende também da placa. Por fim, existe desconto de 5% em caso de quitação à vista. Acesse a SEF RN para retirar guias.
Continua depois da publicidade
Sergipe
Por fim, os sergipanos têm a disposição um desconto de 10% se pagarem o imposto à vista até o dia 27 de março. Já a cota única sem desconto vence conforme o número final da placa a partir de abril. Além disso, a fiscalização vai seguir esse critério. Acesse o site da Sefaz de Sergipe para conhecer mais.
Leia mais
15 dicas para investir o seu dinheiro em 2024
O que pode e o que não pode na customização de carros no Brasil