A Foz do Brasil tem até o dia 30 de outubro para entregar as 615 ruas de Blumenau que passaram por obras desde julho de 2010, quando a concessionária começou os trabalhos na cidade. Mas os serviços de vias como Frei Estanislau Schaette, Júlio Michel e João Pessoa, onde é preciso remover 2,4 quilômetros de rochas e fazer a interligação da rede, devem se prolongar até o fimdo ano.
Continua depois da publicidade
Segundo o Samae, até o momento, 540 vias foram vistoriadas pela autarquia e apenas 112 acabaram aprovadas. Para cumprir o cronograma, a Foz contratou cinco empresas para ajudar nos serviços de recuperação da pavimentação e do sistema hidráulico.
– Os serviços foram acelerados nos últimos 15 dias devido à contratação das empresas locais. Estamos trabalhando forte para que o cronograma até outubro seja cumprido – explica o diretor da Foz do Brasil em Blumenau, Sandro Stroiek.
De acordo com o engenheiro responsável pela fiscalização do Samae, Achilles Braun, outras 35 ruas tiveram aprovação parcial, isto é, estão com condições satisfatórias de reposição do pavimento. A fiscalização nos locais sob intervenção da Foz conta com uma equipe de seis pessoas que visita as obras em execução e as já concluídas. Segundo o engenheiro, o grande atraso é na recuperação da pavimentação e nas tampas dos poços de visita.
Continua depois da publicidade
– Criamos uma estrutura de recuperação bem significativa. O Samae teve uma fiscalização deficiente no passado, mas, com as novas frentes de trabalho, eles estão cumprindo o padrão de qualidade que exigimos – explica Braun.
Conforme Stroiek, as duas frentes que estão sendo finalizadas – nas vias centrais e os reparos de ruas – abrangem 30% da cobertura do serviço de tratamento de esgoto. Segundo o diretor da Foz, a parte mais difícil de toda a rede está pronta, já que foi feita na região mais verticalizada da cidade. Até o fim do ano, 30 mil unidades consumidoras terão esgoto tratado em Blumenau:
– A coluna vertebral do sistema está implantada. Garcia e Fortaleza estão prontos para receber as ligações e agora a meta é expandir as redes, mas aguardamos o término da discussão com a prefeitura para estabelecer um novo cronograma e continuar os serviços.
Continua depois da publicidade