A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira, através da divulgação do Regulamento Geral das Competições (RGC) de 2012, o que já havia sido “antecipado” por Andrés Sanchez. No próximo ano, haverá a possibilidade de que clubes brasileiros façam excursões pelo Exterior para a realização de torneios amistosos. No entanto, apenas Ricardo Teixeira, presidente da CBF, poderá autorizar tais viagens.
Continua depois da publicidade
Segundo o artigo 23 do Regulamento, divulgado no site oficial da CBF, durante a realização de competições organizadas pela entidade não será concedida licença aos clubes que queiram realizar excursões. Em contrapartida, uma permissão poderá ser concedida por Ricardo Teixeira, “em casos de interesse do futebol brasileiro”.
No último mês de julho, o Inter foi a exceção entre os clubes brasileiros ao participar da Copa Audi, torneio amistoso que também envolveu as presenças de Barcelona, Milan e Bayern de Munique. Apesar de não ter conquistado o título – terminou em terceiro lugar -, a divulgação do clube e dos seus jogadores foi valiosa para o Inter.
Em novembro, a CBF já havia anunciado mudanças significativas no calendário do futebol nacional: o crescimento da Copa do Brasil, que terá a participação de clubes que disputam a Libertadores, e a valorização da Copa do Nordeste.
Continua depois da publicidade