Cerca de um mês depois da obra passar pela região e a calçada receber uma cara nova, moradores e trabalhadores dos arredores da Alameda Rio Branco perceberam alguns defeitos nos novos blocos de pavimento instalados. Dois meses depois, as pequenas falhas viraram rachaduras. Três meses depois, o bloco afundou e quebrou. Em dias de chuva como ontem, sobram poças d¿água.
Continua depois da publicidade
A situação tem incomodado quem achou que as novas calçadas – parte do projeto de reurbanização da área – durariam no Jardim Blumenau. Recém- colocado, o pavimento dos passeios na Alameda Rio Branco e na Rua Nereu Ramos apresenta defeitos nas passagens de veículos em entradas e saídas de estacionamentos. Em frente ao colégio Pedro II, na Nereu Ramos, a saída foi colocar brita sobre o buraco aberto pelo paver quebrado para evitar acidentes com alunos.
::: Leia mais notícias de Blumenau
– Está horrível isso aqui. Com dois meses já estava tudo quebrado, e a gente percebe que está assim em todas as entradas de carros na rua – diz Tanira Santos, funcionária do Grêmio Esportivo Olímpico, na Alameda, que tem o trecho de calçada mais danificado da área.
Após as reclamações de moradores, lojistas e trabalhadores como Tanira, a situação está sendo analisada pela empresa responsável pela obra e também pela secretaria de Infraestrutura Urbana da prefeitura de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Obra não será entregue com falhas, diz prefeitura
A principal hipótese levantada pelos encarregados do trabalho é de que o tamanho de um dos blocos de paver utilizado não é adequado para os trechos com fluxo de veículos. Grande demais, a peça não assentou o suficiente.
– Os blocos realmente estão soltando em alguns pontos, mas estamos cientes e fazendo testes para entender o que aconteceu. Essa semana devemos receber um relatório da empresa apontando todos os detalhes, com isso saberemos dizer como corrigir, se será preciso trocar o paver daqueles pontos ou apenas reforçar. Mas vale ressaltar que é uma obra ainda em execução, não está pronta e ela não será entregue com defeitos. Tudo será corrigido – explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva.
As chuvas do começo de junho atrapalharam os serviços, mas Régis acredita que em cerca de 60 dias a obra estará entregue – com todas as correções devidamente feitas. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura ainda destacou que o material nas calçadas da Alameda e da Nereu é uma novidade que está sendo usada na cidade pela primeira vez. Portanto, há um esforço para entender o que causou as falhas e evitar nas próximas obras. Em princípio, segundo a prefeitura, não há indícios de que houve erros no trabalho feito pela construtora.