Uma boa notícia para os adeptos da caminhada e da corrida: a reforma da calçada do 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville, já tem data para começar. A previsão é de que as obras, que transformarão as calçadas em torno do quartel em uma verdadeira “pista de corrida” com 1,4 km, comecem dia 1º de março.

Continua depois da publicidade

Pelo calendário inicial, as obras de reconstrução das calçadas deveriam ter sido concluídas ano passado, juntamente com todo o projeto urbanístico da Via Gastronômica. E só deverão sair do papel por conta de parcerias.

Segundo o presidente da Companhia de Urbanização e Desenvolvimento de Joinville (Conurb), Tufi Michereff, o batalhão entrará com a mão de obra, que receberá o treinamento da Conurb. E a matéria-prima será doada pela Fundição Tupy.

– A Tupy, que obteve recentemente a licença ambiental da Fatma para reutilizar areia de fundicação na fabricação de paver (blocos de cimento para calçadas), doará material também para as calçadas da rodoviária e da Conurb (Cidadela Cultural Antartica) – acrescenta.

É a Conurb quem costuma fazer o serviço e depois cobrar do dono do imóvel os custos com a construção ou reconstrução das calçadas. Mas, no caso do 62º BI, a obra receberá recursos do Orçamento Participativo. Segundo Michereff, o Ippuj ainda está finalizando o projeto, mas já é certo que a área ganhará bancos e até barras para alongamento.

Continua depois da publicidade

– O trecho em petit-pavê (pedras brancas e pretas), em frente à entrada do quartel, será mantido e recuperado.

Para evitar pontos de alagamento, será instalado um sistema de drenagem.