A cake designer Maria Izabel Rocha Nunes, que há cinco anos mora em Joinville, é uma referência em todo o Brasil quando o assunto é confeitaria artística, um trabalho que exige técnica, criatividade e horas de dedicação. Tudo para transformar pasta americana, glacê real e outras delícias em verdadeiras obras de arte, com personagens de desenhos animados ou flores idênticas às naturais, que ela costuma usar de modelo.

Continua depois da publicidade

– Levo em média dois dias para preparar um bolo com modelagem para uma festa infantil, por exemplo, mas bolos mais elaborados, como os de casamento ou bodas, chegam a exigir uma semana de muito trabalho -, conta a expert.

E a empreendedora, que já ajudou mais de 350 joinvilenses a encontrar na culinária uma fonte de renda, revela que “a paixão pela profissão nasceu do amor de mãe”.

Ela explica que sempre achou o aniversário uma data muito importante, e começou a se interessar pelas técnicas de decoração de bolos por causa do aniversário dos filhos.

– Meu primeiro bolo artístico, eu fiz para o aniversário de dois anos da minha primeira filha, Verônica, há 19 anos -, conta Maria Izabel, que é mãe de outros três filhos. Mas o que começou como um hobby acabou virando coisa séria.

Continua depois da publicidade

– Eu assistia aos programas de TV da Marta Ballina, uma cake designer argentina, e procurava comprar todas as revistas dela -, conta Maria Izabel.

– Também fiz cursos com a Marta quando ela veio ao Brasil e passou por Porto Alegre e São Paulo -, relata.

Foi assim que Maria Izabel acabou se tornando a pupila de Marta Ballina no País e começou a transmitir o que aprendeu com ela a outras mulheres.

No Consulado da Mulher, em Joinville, promove cursos de capacitação para mulheres, visando à geração de renda. A confeiteira já ensinou mais de 250 mulheres. E agora ela deu início a um novo projeto.

Continua depois da publicidade

Há pouco mais de um mês, o Consulado da Mulher inaugurou um novo espaço, o Jacatirão Café, Arte e Eventos, que fica na sede do Círculo Operário. O local, voltado à produção de alimentos (principalmente para atender a eventos como festas e coffee breaks) e artesanato, a partir do dia 13 de maio estará aberto para a realização de cursos profissionalizantes na área do artesanato e da culinária. Paralelamente, Maria Izabel também oferece cursos de culinária na rede de supermercados Angeloni, ensinando mulheres a preparar, por exemplo, cupcakes, que viraram uma febre no Brasil.

Aliás, ela ressalta que um dos desafios do profissional desta área é justamente acompanhar essas tendências do mercado.

– É preciso sempre estar atento e acompanhar as mudanças. Os desenhos que as crianças querem nos bolos não são os mesmos de anos atrás. É preciso sempre estar se aperfeiçoando, conhecendo novas técnicas e materiais -, diz.