No senso comum, chamamos maçã, caju e morango de frutas. Além de estarem sempre nas prateleiras junto com opções como banana, laranja e outros, muita gente coloca na salada de frutas. Mas mesmo que todo mundo as conheçam como frutas, elas não são. Saiba nesta reportagem de uma vez por todas o que elas são.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Por que elas não são frutas de verdade?

Tanto a maçã, quanto o morango e o caju são chamados de frutas no cotidiano, mas na verdade estão na categoria de pseudofrutos. Antes de mais nada, a expressão pseudo vem do grego e significa “falso”. Desse modo, essas são frutas falsas, muito por conta da forma como são concebidas na planta.

Continua depois da publicidade

Os alimentos que ficaram irreconhecíveis ao longo do tempo

De acordo com o site Agrosaber, as frutas verdadeiras são oriundas do ovário de uma flor, que fica em seu interior. Enquanto isso, o pseudofruto nasce de um tecido vegetal próximo da flor e não do ovário em si. Geralmente, o fruto falso carrega o verdadeiro fruto. No caso da maçã, fica onde está a semente.

Tipos de pseudofrutos

Assim como quase tudo na biologia, os frutos falsos são separados em três tipos: simples, agregados ou compostos e múltiplas ou infrutescências.

Simples

Primeiramente, o fruto simples é o que vem do desenvolvimento do receptáculo de apenas uma só flor. Segundo o Agrosaber, alguns exemplos são o caju, que o fruta é a castanha e a maçã.

Continua depois da publicidade

Agregado ou composto

É o fruto que vem do receptáculo de uma única flor, mas com muitos ovários. O grande exemplo disso é o morango. A saber, os pontinhos que vemos na frutinha são a fruta verdadeira. Também conhecido como aquênios, cada um conta com várias sementes. Desse modo, você não come uma fruta só ao comer um morango.

Múltiplo ou Infrutescência

Por fim, o pseudofruto múltiplo é oriundo do desenvolvimento de ovários de muitas flores. Assim como o morango, essa também tem várias sementes. Mas pela característica, eles são tão juntos que parecem formar uma fruta só. Os principais exemplos são abacaxi, jaca e figo.

Leia mais

Conheça as frutas disponíveis no mercado que são 100% brasileiras

Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil: Qual é o nome correto da oleaginosa da Floresta Amazônica

5 receitas para incluir PANCs em sua alimentação