Três criminosos que estavam presos em Florianópolis foram transferidos nesta sexta-feira para o presídio do Espírito Santo. O grupo foi desarticulado pela Divisão de Roubos e Antissequestro da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais). Eles são responsáveis por crimes de arrombamento de caixas eletrônicos nos últimos 12 meses, em pelo menos nove estados do País.

Continua depois da publicidade

Confira as últimas notícias de Joinville e região

José Roberto Correa, 40 anos, Jacson Luis dos Santos, 27 anos, e Cristiano Bernardo de Souza, 42 anos, foram presos em Joinville no último dia 17. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os três são suspeitos de envolvimentos em arrombamentos com uso de furadeira eletromagnética no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina. Apenas no Espírito Santo, quatro crimes crimes resultaram em prejuízo de cerca de 1 milhão de reais.

Segundo o delegado Anselmo Cruz, da Divisão de Roubos e Antissequestro da DEIC, as investigações começaram após estes roubos. Descobriram que parte dos integrantes da quadrilha se dirigiam aos locais onde praticavam os crimes por meio de voos comerciais, enquanto outro assaltante seguia de carro. Um terceiro grupo ficava em Joinville para fornecer logística necessária aos demais, como envio de equipamentos e compras de materiais.

Continua depois da publicidade

Os arrombamentos se iniciavam pelo Nordeste do Brasil e seguiam para o Sul, em locais já definidos pelos assaltantes. A escolha das agências eram feitas pela internet e o grupo tinha conhecimento técnico para arrombamentos com furadeira. Praticavam em média três assaltos por mês.

Com um dos suspeitos foram apreendidos uma furadeira e roupas idênticas a utilizada em arrombamentos no Paraná. Também foi identificado o suspeito de fornecer as furadeiras aos caixeiros.

A polícia solicitou o bloqueio judicial do patrimônio dos três investigados, que, possuíam veículos BMW, Azera e Land Rover, além de residências de luxo.

Continua depois da publicidade