A Caixa Econômica Federal admitiu ter feito alterações no calendário de pagamento do Bolsa Família no mês de maio. A informação, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado, vinha sendo negada pelo banco nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
A antecipação dos benefícios pode ter contribuído para o boato, surgido no último final de semana, de que o programa seria extinto – informação que gerou uma corrida dos beneficiários às agências da Caixa nos dias 18 e 19.
Reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta sexta-feira informa que pelo menos uma beneficiária – uma dona de casa de Fortaleza (CE) – conseguiu sacar o benefício de maio no dia 17, pelo menos 12 dias antes do esperado. Ao jornal, a Caixa Federal informou que a mudança no calendário foi feita sem aviso prévio, visando a “melhorias no Cadastro de Informações Sociais”.
Todos os benefícios, em um total de R$ 2 bilhões, foram liberados de uma só vez nas contas das 13,8 milhões famílias atendidas.
O episódio vem sendo investigado pela Polícia Federal. Há a suspeita de que mensagens de celular (SMS) também tenham sido usadas para propagar a notícia falsa.
Continua depois da publicidade
A PF acredita também que uma empresa de telemarketing do Rio de Janeiro tenha propagado a informação falsa, mas ainda não se sabe quem teria contratado o serviço.