O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil caiu para nove. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6) de manhã em reunião em Brasília com representantes de todos os Estados do Brasil e também algumas capitais. Um dos casos suspeitos é de um paciente de Rio do Sul, em Santa Catarina, que ainda aguarda o resultado de exames. Os outros oito casos estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3) e Rio Grande do Sul (3). O boletim de quarta-feira ainda tinha 11 casos suspeitos.

Continua depois da publicidade

Na reunião em Brasília, o ministro Luiz Henrique Mandetta solicitou a atualização de planos de contingência aos Estados e capitais. Os gestores federais, estaduais e municipais irão discutir os protocolos e medidas de prevenção, de acordo com a realidade de cada localidade. Por questões de saúde, o secretário de Florianópolis não viajou para Brasília, mas o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, participa do encontro.

Além da questão do coronavírus e as medidas de prevenção no país, a reunião com o Ministério da Saúde também abordou a situação de outras doenças com epidemias pelo país, como febre amarela, sarampo e até a gripe comum.

Conforme os dados do meio-dia desta quinta-feira (6), a situação atual do novo coronavírus no mundo é a seguinte: 28,3 mil casos confirmados no mundo (sendo 28.088 na China), 565 mortes e o registro de 1,3 mil pacientes já recuperados da doença. Ainda não há nenhum caso confirmado na América do Sul.

Aviões brasileiros devem chegar na China sexta-feira

O Ministério da Defesa também atualizou nesta quinta-feira (6) de manhã o trajeto dos dois aviões da Força Aérea Brasileira que vão trazer os brasileiros que estão em Wuhan, na China. As duas aeronaves chegaram em Varsóvia, na Polônia, e lá aguardam um horário de pouso do controle aéreo chinês para seguir viagem ao país asiático. A previsão de chegada na China é no final da tarde de sexta-feira (7).

Continua depois da publicidade

Depois de voltarem ao Brasil, o grupo repatriado de Wuhan vai passar por um período de quarentena de 18 dias na base aérea de Anápolis (GO). Irão embarcar somente pessoas sem suspeita de infecção pelo novo coronavírus.