O número de arrombamentos em residências e comércios de Blumenau durante o período de férias diminuiu. É isso que aponta um levantamento do Santa, feito com base nos relatórios diários enviados pela Polícia Militar desde 2015. De 23 de dezembro a 3 de janeiro foram registrados 20 furtos – 12 a menos do que o mesmo período da temporada 2018/2019.
Continua depois da publicidade
A quantidade de aparelhos de televisão (objeto preferido de furto por parte dos criminosos) levados também diminuiu. Foram 24 no último ano, contra 18 em 2019/2020. Em destaque, ainda, o fato de que em três casos os bandidos furtaram carros das garagens das residências. Outros itens como computadores, notebooks, celulares, dinheiro em espécie, roupas, jóias e até câmeras de videomonitoramento também foram levados – porém em menor quantidade em relação ao período anterior.
Para o tenente Nícolas Vasconcelos Marques, chefe de Comunicação Social do 10º Batalhão de Polícia Militar, esse resultado é a consequência de um trabalho que envolve a consciência da população quanto aos riscos e ações específicas da PM na cidade.
– Não há uma única ação que contribui para esses números. É fruto de operações semanais como o Viagem Segura, expansão das redes de vizinhos, criação de redes de comércio seguros, de ações desenvolvidas em lugares como o Morro Dona Edith. (Esse resultado) é por conta de um trabalho continuado e que agora colhe frutos – aponta o Tenente.
A Itoupavazinha foi o bairro que registrou mais arrombamentos: quatro no total. Vila Nova, Salto do Norte, Ponta Aguda, Itoupava Norte e Testo Salto somaram dois casos de furto a casas ou comércios. Esse último, ainda por cima, com um caso curioso: um morador da Rua Werner Duwe saiu por uma hora da residência, e quando voltou percebeu que os criminosos haviam levado eletrônicos, presentes de Natal e até caixas de cerveja.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo os números de arrombamentos em Blumenau nos últimos anos: