O número de famílias gaúchas endividadas caiu para 61,7% em novembro, na comparação com as 65,6% que afirmaram estar em mesma situação em novembro do ano passado. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho (Peic), divulgada nesta quarta pela Fecomércio, de janeiro a novembro, a média foi de 60,4% das famílias, também inferior às 67,2% do mesmo período referente ao ano passado.

Continua depois da publicidade

O número é inferior à média de endividamento das famílias brasileiras, divulgada na terça-feira passada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A taxa nacional é de 63,2%.

A parcela da renda familiar comprometida com as dívidas teve diminuição mínima, de 20,2% em outubro para 20,1% em novembro. Desde o ano passado, a taxa vem caindo regularmente. Na média dos últimos 12 meses, a taxa caiu de 25,9% para 25,2%.

Os principais responsáveis pelo endividamente ainda são os cartões de crédito, com 83,2% das dívidas assumidas pelas famílias gaúchas, seguido pelos carnês (14,8%) e o crédito pessoal (8,6%). O número de famílias com contas atrasadas também diminuiu, dos 22,3% levantados em novembro do ano passado para 15,4% no mesmo mês de 2013.

Continua depois da publicidade