Os seis primeiros meses do ano registraram queda no número de multas por uso de telefone celular ao volante em Itajaí e Balneário Camboriú. Segundo a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), houve redução de 7% na aplicação de multas pelo uso de celular no volante se comparado às notificações realizadas entre janeiro e maio deste ano com o mesmo período de 2014. Em Balneário Camboriú a redução chegou a 14%.
Continua depois da publicidade
Apesar de os números apontarem para uma mudança positiva, o coordenador da Codetran, Luís Gama, acredita que a redução se deve a presença de recursos como adaptadores de bluetooth nos carros mais modernos, que permitem ao motorista atender ao celular com um simples toque no rádio. E pela dificuldade dos agentes em flagrarem atos deste tipo, principalmente quando o motorista está teclando ao volante.
– O agente não tem como ver se o motorista está com a cabeça abaixada porque está teclando no Whatsapp ou porque está executando a troca de uma marcha. Para fazer a notificação ele tem que ver o motorista com o celular – esclarece.
Se os números apontam uma redução de fato ou apenas uma impressão, o fato é que eles permanecem altos. Em 2014, 2.180 motoristas foram multados em Itajaí, de acordo com a Codetran. Em Balneário Camboriú, no mesmo período, 3.222 condutores foram flagrados usando celular enquanto dirigiam, segundo a PM.
O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Univali, Rudimar Luís Scaranto Dazzi, explica que o principal problema de se misturar celular com volante é a distração.
Continua depois da publicidade
– Como o álcool retira o nosso reflexo, o celular tira a nossa atenção – compara.
Segundo ele, quando se está teclando no celular, o risco é ainda maior.
– Para enviar uma mensagem, o tempo que você passa a não estar focado no trânsito naturalmente aumenta e a chance de acidentes também.
Menos multas
Itajaí
Janeiro a maio – 926
Janeiro a maio (2014) – 992
2014 – 2.180
*Fonte: Codetran
Balneário Camboriú
Janeiro a 19 de junho – 1.414
Janeiro a 19 de junho (2014) – 1.605
2014 – 3.222
*Fonte: Polícia Militar