Um acidente envolvendo um empresário de Tubarão, no Sul do Estado, que caiu de bicicleta de uma ponte em péssimas condições estruturais, fez surgir no Facebook uma comunidade que começa a fazer sucesso pelas cobranças direcionadas a classe política. O “Cai aqui, Beto” virou mania na rede social.
Continua depois da publicidade
Esse movimento virtual começou pouco depois que empresário Beto Lima, de 48 anos, caiu da ponte de madeira da localidade de Congonhas, na divisa entre Tubarão e Jaguaruna. Ele fazia um treinamento para uma prova de ciclismo, que acontece em fevereiro no Uruguai, quando uma das rodas ficou presa em um vão entre as tábuas e ele caiu no rio.
Revoltado com a situação e com o estado de abandono da ponte, Beto Lima procurou autoridades políticas municipais e do Estado e fez severas reclamações. As prefeituras de Tubarão e Jaguaruna prometeram uma solução, pois o incidente teve grande repercussão na cidade.
Assunto sério
Continua depois da publicidade
Foi então que o publicitário Philipe Costa Alexandrino, amigo do ciclista que caiu da ponte, aproveitou para lançar no Facebook uma comunidade onde os moradores mostrassem, através de fotos, os problemas de seus bairros com a placa “Cai aqui, Beto”, para que os políticos demonstrem alguma preocupação como no episódio da ponte de Congonhas.
– A gente fez a brincadeira com a devida autorização do Beto. As pessoas estão curtindo a comunidade, mas na realidade o assunto é bem sério. Isso é uma forma de mostrar prolemas e exigir solução da comunidade política – explica o publicitário.
A página na rede social tem fotos de diversos problemas, desde ruas com buracos até esgoto a céu aberto. E não poderia faltar a placa com a inscrição “cai aqui, Beto”, onde aparece o desenho de uma bicicleta e o ciclista em movimento de queda.
Continua depois da publicidade
– Meu médico particular vai pedir demissão de tanto trabalho que vai ter, pois todos querem que eu caia em algum lugar. Isso é uma brincadeira, mas pelo menos é sadia e não a palhaçada que os políticos fazem conosco todos os dias – diz o empresário.