Como se fosse um prêmio na saída, o cheiro de café invade a última sala do Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras (MNM-EB), no Centro Histórico de São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
Há cinco meses, o Café do Museu está instalado no local, guardando ali também itens preciosos: prateleiras cheias de livros, quadros de artistas locais, eventos culturais e a arte da gastronomia.
Idealizado pelo jornalista César Augusto dos Santos com o filho, Alexandre, e a namorada, a jornalista Verônica Faquin, o restaurante tem a proposta de misturar gêneros. Por isso, além de cafeteria, é livraria, sebo e espaço para os saraus mensais que já são tradição no Museu do Mar.
Criado, a princípio, com o nome Anexo Babitonga, a cerca de 300 metros do espaço atual, o Café ganhou o “sobrenome” do museu há cinco meses, ao assumir a sala que já existia com esse nome e havia passado por outras gestões.
Agora, o espaço multicultural ganhou contornos mais visíveis. Aos fins de semana, por exemplo, a música popular brasileira é ouvida pelos corredores de prédios centenários de São Chico, quando grupos e músicos de samba de raiz e MPB fazem shows.
Continua depois da publicidade
-O pessoal fica mais livre, levanta, transita entre a calçada e o café. Tem aqueles, claro, que preferem ficar sentados, petiscando a noite inteira. A gente vê tipos de público bem diferentes aqui-, conta Alexandre.
Há, também, clientes que não procuram as mesas ou calçada, mas o mezanino superior do Café do Museu, onde ficam os livros usados, e uma grande poltrona com uma manta convidativa.
Além do sebo, há livros novos vendidos na sala principal do restaurante, que é ainda circundado por exposições de quadros e fotografias e pelos itens à venda na Loja do Museu, com a qual divide o espaço.
Para marcar a identidade francisquense, as aves que “povoam” todo o Museu Nacional do Mar ficam presas no telhado e as toalhas de chita colorem as mesas. É para elas que vêm os petiscos, as saladas e, principalmente, os cafés: são sete tipos de cafés especiais e 13 coffee drinks no cardápio, que no mês que vem incluirá sopas para os dias de inverno.
Continua depois da publicidade