O café é um grande companheiro na nossa rotina, não é mesmo? Tão importante e tão consumido que dá para fazer ele de várias formas, seja coado, instantâneo ou espresso.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Mas dessas opções, qual a melhor? Cada um tem seus níveis de nutrientes e cafeína, mas todos têm benefícios. Mesmo sendo preparados de forma diferentes e terem sabores diferentes, os nutrientes presentes nos três tipos são os mesmos. A bebida contém vitaminas, minerais e antioxidantes. Já a quantidade desses princípios ativos varia conforme o tipo de grão, o clima e o solo do local do plantio.

De acordo com especialistas, quanto menor o tempo entre a moeção do grão e a  xícara maior a quantidade de nutrientes. O coado também ganha nisso pelo tempo de contato entre água e grão. O café instantâneo é o menos saudável, por ser mais processados e ter mais aditivos. Descubra a seguir mais sobre cada um dos tipos de café.

Continua depois da publicidade

Qual a quantidade de cafeína de cada tipo?

Antes de mais nada, precisamos nos atentar a alguns fatos importantes que interferem na quantidade de cafeína que cada tipo de café possui.

Então, isso ajuda a delimitar a quantidade da bebida que pode ser consumida e se é realmente saudável. Confira abaixo alguns dados:

  • A concentração e a quantidade de cafeína no café expresso é maior que no coado;
  • Quanto mais torrado o grão do café, mais cafeína a bebida vai ter;
  • A estimativa é de que uma xícara de 150 ml de café coado tenha cerca de 80 a 100 mg de cafeína;
  • Já uma dose de 50 ml de café espresso tem a mesma quantidade de uma xícara de café coado citada acima;
  • De todos, o café instantâneo é o que tem a menor proporção de cafeína, uma xícara conta com 40 a 80 mg da substância.

Continua depois da publicidade

Por que o sabor muda?

Contudo, não é só na composição nutricional e no nível de cafeína que os tipos da bebida se diferenciam. Todos nós que tomamos, já percebemos de cara as diferenças em nosso paladar. Afinal, qual a razão disso? Cada café tem suas características, que vão desde o tipo de grão até o modo de preparo.

Confira algumas delas:

  • O café espresso tem um sabor mais forte, isso acontece devido a uma pressão maior e uma menor quantidade de água no preparo. Assim, os níveis de cafeína se dissolvem menos e ficam mais concentrados na bebida;
  • O coado, por outro lado, é mais suave. Pois seu preparo é mais lento e metódico, o maior contato com a água dissolve mais o pó dos grãos e diminui a acidez;
  • Por fim, o café instantâneo é ainda mais suave que o coado. Já que durante o processo de produção, o processamento desidrata e tira algumas características do sabor;

Mas, a gente pode adoçar o café?

A resposta para essa pergunta é polêmica. Entretanto, de forma geral, não se deve adoçar o café. Isso porque, a bebida tem vários benefícios, e para manter as propriedades nutricionais especialistas recomendam que o café seja consumido puro.

Continua depois da publicidade

Porém, se você realmente acha o sabor natural do café muito amargo, existem opções saudáveis para suavizar. A seguir confira diferentes opções para adoçar o seu “cafézinho”:

Leia também

Esse é o jeito mais eficaz de consumir ou aplicar a vitamina C

Os sinais de que a cafeína está fazendo mal para o seu corpo