O brilho nos olhares se apagou e a espera parece não ter fim para Assombroso e Pretinho, fieis escudeiros de seu Benedito, um conhecido morador de rua que vivia em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Doente e com frequentes ataques epiléticos, o homem não resistiu a um traumatismo craniano ao cair durante uma crise, e faleceu no dia 24 de outubro.

Continua depois da publicidade

Companheiros de longa data, os dois cães ficaram dias e dias ao lados dos pertences do moradore esperando até que o Benedito voltasse, e se recusavam a aceitar alimentos que os moradores ofereciam.

.: Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

.: Siga a Hora de Santa Catarina no Instagram

Continua depois da publicidade

Cuidando uns dos outros, os três amigos viviam pelas ruas de Canasvieiras, e eram conhecidos pelos moradores pela educação e companheirismo. Chamava a atenção o carinho com que Benedito cuidava dos cachorros, dividindo um colchão velho e comida:

– Todo mundo ajudava ele, pois sempre foi muito educado e nunca pediu dinheiro. Uma vez comprei um pastel para o Benedito, e na mesma hora ele já repartiu com os cachorros – lembra a vizinha Kelly Sambonin.

Em um texto enviado à Hora, as moradoras Luciane Maria e Tatiane Merielen Vogel relatam que Benedito precisava ser constantemente atendido pelo Samu. Quando era internado para tomar soro, pedia para os vizinhos cuidarem dos cães, mas logo voltava. Certa vez, Assombroso demorou a permitir que a equipe médica se aproximasse durante uma crise, latindo e defendendo o amigo num gesto de lealdade.

Continua depois da publicidade

Veio do Paraná pra Florianópolis

Os vizinhos não sabem como Benedito veio parar nas ruas nem sua idade, somente que veio do Paraná e já teria morado no bairro Capoeiras. Uma antiga vizinha, Jane Garcia Oliveira, relembra do tempo que convivia com Benedito:

– Ele morava em um pensão em Capoeiras, há uns 15 anos. Tinha problema com álcool, mas todos os vizinhos gostavam muito dele, ajudavam com comida e roupas, e ele fazia uns bicos. De repente ele sumiu e ninguém mais teve notícias. Até hoje meus filhos, que agora já são adultos, lembram dele, que chegava e dizia: é o “Binidito”. Fiquei muito triste quando soube da morte – lamentou.

De acordo com a informação recebida pelas mulheres, a família dele foi avisada da morte e um irmão levou o corpo para ser enterrado no estado vizinho.

Continua depois da publicidade

Que nem no filme

Assim como a história do filme Sempre ao Seu Lado (2009) que fala da lealdade de um cão esperando seu dono retornar na estação de trem, a história de Benedito, Assombro e Pretinho sensibilizou moradores de Canasvieiras, que resolveram ajudar:

– Conseguimos uma pessoa que pagou a castração deles e um lar de apoio em Alfredo Wagner. Os dois são adultos, muito dóceis e precisam ser adotados juntos, pois são muito unidos e já estão sofrendo com a ausência do dono. O Assombro agora estamos chamando de Amoroso, de tão meigo – explica Kelly.

Adote!

– Gostou dos cachorros ou conhece alguém que gostaria de adotá-los?

Continua depois da publicidade

– Entre em contato com as protetoras Tatiane 48-9605 6594 ou Kelly ( kelly_sambonin@hotmail.com)

– Quem quiser também pode colaborar com ração e vermífugo. É só fazer contato.