Gatos e cachorros estão sendo envenenados na Servidão José Cândido Amorim, no Bairro Saco Grande, em Florianópolis, desde dezembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Doze gatos e dois cachorros foram encontrados mortos próximo a uma escadaria. Os moradores já registraram boletim de ocorrência, mas a polícia não apresentou informações sobre o caso, segundo uma moradora, Maria Cleusa da Silva.

– Estou desesperada, mataram dois gatinhos meus, já perdi dois quilos de tanta preocupação – lamenta Maria Cleusa.

Maria Cleusa tem outros gatos e teme pela sobrevida deles. Por isso, ela decidiu doar gatos vacinados e castrados, ainda filhotes. Para adotar um deles, ligue para (48) 3238-6788 ou 8403-2561.

A chefe do departamento do Bem-Estar Animal, Dalva Schmengler, afirma que maltratar animais é um crime, e que é preciso cobrar o empenho da Polícia Civil, que tem que instaurar o processo quando identificar o autor do crime.

Continua depois da publicidade

Se a polícia não resolver, os moradores poderão procurar o Ministério Público. O crime está previsto na Lei 9605/ 98 lei federal de crimes ambientais, artigo 32 que estabelece pena de transação penal, com pena alternativa, pagamento de cestas básicas, ou trabalho voluntário.