Quem disse que todo pitbull tem cara de mau e assusta? Ou que as raças consideradas temperamentais não podem conviver com outras no mesmo espaço? A cachorrada, mais uma vez, derrubou tabus e fez a festa em um evento só deles na tarde deste sábado, na Expoville.

Continua depois da publicidade

Cães de pedigree, vira-latas, pequenos e gigantes tocaram focinhos na 5ª Cãominhada Educativa de Joinville, promovida pela Frente de Ação pelos Direitos dos Animais (Frada). Cada metro quadrado nos arredores da Expoville virou ponto de encontro entre os pets e seus tutores.

Teve cão que tentou latir mais alto, mas uma cadela da raça Terra Nova não precisou fazer qualquer esforço para virar o centro da atenções: tão enorme quanto dócil, Kayleigh, de cinco anos, virou a modelo preferida na hora de fazer fotos.

-É sempre assim, quando saímos na rua todos querem parar para saber mais sobre ela. Só tem outros dois cães desta raça em Joinville. O Tartufo (um Welsh Corgi Pembroke) é até mais raro, mas acaba apagado perto dela – conta a estudante Ana Paula Geiser, de 25 anos.

Continua depois da publicidade

Os cães mais atléticos não ficaram só nas fotos e partiram para a pista de agility, onde disposição e treinamento são colocados à prova. Barracas de informações e bazares também entreteram quem esteve na Expoville, além de sorteios de brindes e competições como a do cão mais parecido com seu tutor.

Kits vendidos para os participantes tiveram a renda revertida para o custeio de gastos da Frada com clínicas de animais.