Os feitos realizados pelos cães policiais Thor e Zeus, em menos de um ano de trabalho, no 14ª Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul será recompensado. O canil setorial, que hoje funciona em um local provisório, ganhará um espaço definitivo com quatro boxes, uma sala para os policiais, um alojamento e um depósito.

Continua depois da publicidade

A previsão é começar as obras em agosto e que o canil fique pronto até dezembro.

A construção do novo canil será viabilizada com verbas do Governo do Estado, que ficará com a mão de obra e o dinheiro para o material virá de doações da comunidade.

O valor total da estrutura esta sendo levantado, mas o projeto já foi aprovado pelo Comando Geral de Florianópolis. Segundo a diretora de eventos da Apevi, Izabella Wagner, que está engajada na construção do canil, o projeto jaraguaense é idêntico ao de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– É um tipo de trabalho minucioso, mas que já rendeu frutos para a nossa cidade e região -, destaca a diretora.

O oficial de relações públicas, capitão Aires Volnei Pilonetto, informa ainda que com a ampliação do canil setorial mais dois filhotes devem chegar a Jaraguá do Sul quando o local estiver pronto. Serão mais dois pastores belga, mesma raça de Thor e Zeus.

– É uma ferramenta muito útil não apenas para Jaraguá do Sul, mas para outras cidades – , considera Pilonetto, lembrando que o canil setorial de Jaraguá do Sul é o único da região Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Cada um dos cães precisa ter um policial também treinado para adestrá-los. Além dos soldados Paulo Cattoni e Diego Kunze, que já trabalham com Thor e Zeus, um terceiro profissional está fazendo cursos para trabalhar no canil setorial.

Os cachorros já atuaram em vistorias da Receita Federal, no Porto de Itapoá, por duas vezes. Eles são capazes de identificar 11 tipos de substâncias diferentes, além de trabalharem na busca de pessoas e em escola policial.

Confira uma galeria de fotos dos cães em treinamento: