Algumas semanas depois que a General Motors (GM ) anunciou que a Cadillac, sua marca de veículos de luxo e alta performance, estrearia na Fórmula 1 em 2026, a montadora fez o registro do nome da nova escuderia: ao invés de “projeto Andretti”, como a imprensa especulou, vai ser chamada de Cadillac Formula Racing Limited, tendo Michael Andretti como conselheiro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Este era um antigo desejo de Andretti, rejeitado para ser a 11ª equipe. No início de 2024, a F1 informou que a entrada do time do ex-piloto pouco agregaria à categoria. Foi preciso a força de uma GM para convencer que seria competitiva.
Veja fotos do carro da Cadillac para F1 e outros modelos
Continua depois da publicidade
A Andretti já atua na Indy, Fórmula E, IMSA e Extreme E, e só com a parceria com a GM, conseguiu costurar um acordo para estar na F1.
“Sinto-me muito sortudo por ter conseguido ficar por aqui por tanto tempo e fazer o que amo por tanto tempo. E a ideia de que a Cadillac F1 Team me quer por perto… Vou ajudar onde puder, uma função não executiva na equipe, não envolvido nas operações do dia a dia (porque não quero um emprego), mas oferecendo conselhos, inspiração, amizade”, declarou Andretti na plataforma X.
A estratégia foi tirar Andretti dos holofotes. Dan Towriss assumiu o cargo de CEO da Andretti Global, liderando as negociações com a Fórmula 1 e garantindo maior participação da GM no projeto. Graeme Lowdon será o chefe de equipe e a escuderia contará com motor Ferrari por duas temporadas. Lowdon já teve experiência na categoria dirigindo a Virgin/Marussia/Manor. Os planos são ousados: até 2028, a Cadillac quer ter seu próprio motor. Os pilotos ainda não foram anunciados.
A F1, aliás, nas mãos da Liberty Media, tem muito interesse em consolidar sua posição nos EUA e ter uma marca tão tradicional como a Cadillac. Além da Cadillac, a Audi estreia também em 2026: a marca alemã comprou a Sauber e terá o brasileiro Gabriel Bortoleto como piloto, ao lado do alemão Nico Hülkenberg.
Continua depois da publicidade
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia mais
Valhalla é a melhor máquina já feita pela Aston Martin da Fórmula 1
Ford lança edição limitada colecionável do Mustang manual: veja fotos