A confeitaria britânica Cadbury aceitou hoje a oferta ampliada da gigante americana do setor de alimentos Kraft Foods, que avalia a empresa do Reino Unido em 11,5 bilhões de libras (12,765 bilhões de euros).
Continua depois da publicidade
Em comunicado emitido hoje à Bolsa de Valores de Londres, a Kraft detalha sua última e definitiva oferta pela Cadbury, que avalia em 850 pence (943 centavos de euro) cada título da empresa britânica.
Com este acordo, que o conselho da Cadbury recomendará a seus acionistas, se encerram meses de negociações entre ambas as partes desde que a Kraft apresentou sua oferta em agosto passado, rejeitada pela britânica.
Os acionistas da Cadbury terão direito a receber 10 pence por cada ação da Cadbury em forma de dividendo especial, acrescenta a nota.
A Kraft acredita que esta combinação representa uma estratégia adequada e complementar, que permitirá criar uma empresa líder com mais de 40 marcas e com vendas anuais, cada uma, de mais de US$ 100 milhões, ressalta o texto.
Continua depois da publicidade
O comunicado acrescenta que o grupo resultante deste acordo terá, além disso, uma posição líder em mercados emergentes, entre eles Brasil, Rússia, Índia, China e México.
Segundo a imprensa britânica, os diretores de ambas as empresas negociaram durante toda a noite os termos desta oferta. A conselheira delegada da Kraft, Irene Rosenfeld, foi a Londres no fim de semana para tentar convencer os acionistas da empresa britânica.
A Cadbury, com 186 anos de história, tem marcas de chocolates como Dairy Milk, Flake, Creme Egg, Milk Tray e Cadbury Rosesy, entre outras. Já a Kraft, fundada há 107 anos, conta com marcas como o café Kenco, o queijo Philadelphia, o chocolate Toblerone e os biscoitos Oreos.