Começa às 8h30 de amanhã, sexta-feira, na Sociedade Amigos de Penha, o processo de cadastramento das pessoas atingidas pelas chuvas de 11 e 12 de janeiro e que irão resgatar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com um cronograma de atendimento dividido por mês de aniversário do solicitante, o primeiro dia será direcionado às pessoas que nasceram no mês de janeiro, e assim por diante.
Continua depois da publicidade
Os procedimentos para o resgate foram apresentados na noite de quarta-feira a mais de duas mil pessoas participaram. Dez guichês serão criados para atender a população no preenchimento do protocolo, de segunda a sábado.
É necessário que o solicitante leve fotocópia (xerox) de alguns documentos (veja a lista de documentos e calendário de atendimento no quadro abaixo,). – Esse processo vai agilizar o atendimento das pessoas, dentro de um esquema de atendimento diário dividido por mês de nascimento e que irá se prolongar por 15 ou 20 dias – definiu o secretário de governo e coordenador das ações na Sociedade, Reginaldo Waltrick.
Reginaldo afirma ainda que as pessoas podem preencher o protocolo de solicitação sozinhos, agilizando o processo ainda mais. O modelo oficial de protocolo pode ser acessado no site da prefeitura. As pessoas podem preencher e levá-lo ao seu dia de atendimento, junto com os documentos necessários.
Continua depois da publicidade
O gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Charles Chen, deu dados técnicos à população durante a reunião. Frisou que o saque máximo por pessoa é de R$ 6.220 e que a Caixa terá um prazo de 10 dias após o recebimento do protocolo para liberar o recurso. Quem for cliente da Caixa, terá o valor resgatado depositado em sua conta. As demais pessoas irão retirar o dinheiro através do cartão cidadão, em Lotéricas e agências da Caixa.
Moradores de ruas atingidas e possivelmente não cadastradas também podem comparecer à Sociedade para comprovar danos. Haverá um guichê de atendimento especial para estes casos.
– Como foi a maior catástrofe natural na cidade, podemos ter esquecido uma ou outra rua – lembrou o presidente do Conselho de Defesa Civil de Penha, Johnny Eurico Coelho.
Continua depois da publicidade
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – levar fotocópia
– Comprovante em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnê de pagamento, entre outros) emitido nos últimos 120 dias anteriores a decretação da emergência ou calamidade. (Considerando que a situação de emergência foi decretada em 11/01/2014, podem ser aceitos comprovantes emitidos entre 10/09/2013 a 10/01/2014).
– A prova de residência do trabalhador que tem renda própria e mora com os pais, mas cujo comprovante de endereço esteja no nome de um destes, se faz por meio da filiação constante na Carteira de Identidade do titular da conta vinculada, que declara, sob as penas da lei, que reside no local do desastre.
– A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
Continua depois da publicidade
CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO
Sexta-feira, 14 – Nascidos em janeiro
Sábado, 15 – Nascidos em fevereiro
Segunda-feira, 17 – Nascidos março
Terça-feira, 18 – Nascidos em abril
Quarta-feira, 19 – Nascido em maio
Quinta-feira, 20 – Nascidos em junho
Sexta-feira, 21 – Nascidos em julho
Sábado, 22 – Nascidos em agosto
Segunda-feira, 24 – Nascidos em setembro
Terça-feira, 25 – Nascidos em outubro
Quarta-feira, 26 – Nascidos em novembro
Quinta-feira, 27 – Nascidos em dezembro
A partir de sexta-feira, 28 – Atendimento geral