A partir desta segunda-feira todos os eleitores de Blumenau deverão fazer o cadastramento biométrico para votar nas próximas eleições. A cidade é a terceira maior zona eleitoral do Estado e tem até o dia 22 de março de 2016 para inscrever todo o eleitorado no novo sistema. Com isso, na hora do voto os 238 mil eleitores serão identificados através de documento de identidade e por meio de impressões digitais.
Continua depois da publicidade
::: Confira como funciona o cadastro e o que você precisa levar
O juiz eleitoral da 88ª zona e responsável pelo cadastramento, Marcos D?Avila Scherer, explica que a biometria vai proporcionar mais segurança durante as eleições e impossibilitará possíveis fraudes:
– O cadastro biométrico vai evitar que um eleitor se faça passar por outro na hora da votação. Qualquer tipo de risco é descartado.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias de Blumenau
::: Curta a nossa página no Facebook
Bastam 10 minutos para fazer o procedimento. O eleitor deverá comparecer à central do cartório eleitoral da 88ª zona, que fica na Rua João Pessoa, 161, com um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. As informações pessoais são inseridas no sistema e logo depois é feita a coleta dos dados biométricos que inclui o escaneamento das digitais das duas mãos, uma foto do rosto e a assinatura. O novo título de eleitor fica pronto na hora.
De acordo com a chefe de cartório substituto, Elisângela de Oliveira, cerca de 40 funcionários passaram por um treinamento para atender a demanda do eleitorado. Ela prevê que sejam feitos 400 atendimentos por dia. Quem precisar fazer o primeiro título, a transferência ou a revisão também deverá ir à central na Rua João Pessoa.
A mesma ação ocorre nos municípios da Grande Florianópolis e em Joinville. O juiz eleitoral lembra que o Estado foi pioneiro na implantação do sistema biométrico – São João Batista foi uma das cidades escolhidas para receber o projeto-piloto. Nas eleições municipais de 2008, os eleitores votaram após a identificação das impressões digitais. Apesar disso, o Estado fica nas últimas posições de número de eleitores com identificação digital, já que só retomou o cadastramento biométrico obrigatório em 2013.
Continua depois da publicidade
-Estamos bem atrás comparado aos outros estados do Brasil. É importante não deixar para fazer o recadastramento na última hora. Nos planejamos para concluir os trabalhos com um tempo suficiente para os eleitores participarem deste processo – sugere o juiz.
Os últimos detalhes da central de atendimento foram ajustados entre quinta e sexta-feira para garantir o início do recebimento dos eleitores das 12h às 19h de hoje. Casos de pessoas com problemas nas impressões digitais serão analisados de maneira individual para que todos os eleitores possam votar com a nova tecnologia nas eleições municipais de 2016.