ENTREVISTA

Peter Sims, Consultor de empreendedorismo e inovação

Peter Sims tem um mantra que percorre toda a sua carreira como um dos mais respeitados consultores e palestrantes de empreendedorismo e inovação nos Estados Unidos: pequenas apostas. Sims defende o uso de pequenas ideias para a resolução mais rápida e eficaz de problemas ou mesmo a criação e desenvolvimento de novos projetos e empresas. Seu pensamento está materializado na obra Pequenas apostas (Little Bets, em inglês), um best-seller mundial eleito um dos melhores livros de negócios do ano pelo The Washington Post. Sims estará em Florianópolis para a palestra Pequenas apostas, como ideias emergem de pequenas descobertas, que encerra o Social Good Brasil, seminário que acontece a partir desta terça no Teatro do Centro Integrado e Cultura (CIC). A palestra será na quinta-feira, dia 8, às 17h30min.

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Como está sua expectativa em participar do evento Social Good Brasil?

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Peter Sims – Estou ansioso para estar em Florianópolis e falar sobre inovação, criatividade e empreendedorismo. Quero compartilhar o que eu aprendi especificamente com uma ampla gama de pessoas do meio de Design da Universidade de Stanford, grandes empresas, comediantes, empresários. Quero mostrar como eles trabalham e particularmente como, em vez de grandes ideias, desenvolvem muitas pequenas ideias com pequenos passos para descobrir o que irão criar – seja uma empesa, uma construção, uma peça de comédia.

O que é uma pequena aposta?

Peter Sims – Pequenas apostas é um caminho de baixo risco para explorar e desenvolver novas ideias. O comediante Chris Rock desenvolveu peças fazendo apostas com pequenas audiências; o CEO da Amazon, Jeff Bezos, faz pequenas apostas ao identificar oportunidades em novos mercados como a computação na nuvem. Pequenas apostas são o centro de uma abordagem que se faz chegar à ideia certa sem ser acometido pelo perfeccionismo, a aversão ao risco ou ao planejamento excessivo, demorado.

Como esta sua abordagem é diferente e melhor que o caminho tradicional que grande parte das pessoas utilizam para fazer algo novo?

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Peter Sims – Nós somos ensinados desde novos a usar e seguir certos procedimentos e regras para analisar e resolver problemas, como é o caso da matemática e da química. Há uma ênfase em minimizar erros e evitar falhas. Estas habilidades servem muito bem para nós quando temos informações suficientes para colocar dentro de uma fórmula ou plano. Mas o que acontece quando nós sequer sabemos quais os problemas que estamos tentando resolver? Nestas situações, engajar-se em um processo de descoberta e de fazer pequenas aposta complementa o pensamento mais linear e definido por processos.

Que pesquisa o senhor realizou para este livro e o que se propôs a descobrir?

Peter Sims – Quis pesquisar o que esteve por trás de algumas das principais realizações e inovações. Grande parte delas não foram epifanias de gênios, mas sim resultados de específicas e pequenas experimentações. Para encontrar os elementos comuns entre algumas grandes realizações, eu revi estudos sobre a neurociência da criatividade e da inovação, entrevistei ou observei a abordagem realizada por dezenas de pessoas, dos estrategistas do Exército aos times de desenvolvimento ágil de softwares, do arquiteto Frank Gehry ao comediante Chris Rock. Conversei também com empreendedores que tenham auto-financiado negócios de bilhões de dólares, músicos como John Legend e especialistas em design thinking – um dos campos com grande crescimento nos últimos anos. Por fim, entrevistei executivos de várias organizações como Amazon, Pixar, Procter & Gamble, Google, 3M, General Motors e HP.

Quais situações se encaixam melhor para pequenas apostas?

Peter Sims – Pequenas apostas podem ser usadas em qualquer situação quando o caminho para a resposta certa não é conhecido. Então, se você estiver começando um novo projeto, em vez de tentar criar um plano inicial perfeito, você pode rabiscar algumas ideias no papel, discutir junto com colegas e juntos se certificarem que estão indo pelo caminho certo. Ou, se você está liderando uma nova equipe, você pode fazer apostas com pequenas atribuições a cada um do time para entender pontos fortes e fracos de cada um. Ou ainda, se você quer aprimorar sua busca por um novo emprego, você pode fazer pequenas apostas em pessoas e eventos para construir sua rede de relacionamentos e identificar oportunidades de interesse. Cada pequena aposta leva você mais próximo a uma resposta.

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E sobre grandes apostas? Porque o senhor foca somente em pequenas?

Peter Sims – Nós todos queremos fazer grandes apostas. Este é o mantra do Vale do Silício. Seja ousado. Pense grande. Porém acredito que ideias engenhosas são levadas muito em conta e as pessoas que de forma rotineira apostam em grandes ideias não estão resolvendo os problemas certos. Assim como os contadores de histórias da Pixar precisam fazer milhares de pequenas apostas para desenvolver um roteiro de um filme, o cofundador da HP Bill Hewlett disse que a companhia precisava fazer cem pequenas apostas em produtos para identificar seis que poderiam se tornar importantes descobertas. Então, pequenas apostas são para o aprendizado de problemas e oportunidades enquanto grandes apostas são para capitalizar sobre eles uma vez que já foram identificadas.

O que mais te surpreendeu na sua pesquisa?

Peter Sims – Como pessoas de sucesso dos mais variados e diferentes campos do conhecimento e dos negócios chegaram a abordagens muito similares. Os contadores de histórias da Pixar, um grande general do Exército americano e o respeitado arquiteto canadense Frank Gehry usaram os mesmos métodos básicos e fizeram várias pequenas apostas. Eles até usam expressões e vocabulários semelhantes para situações e atitudes dos seus cotidianos. Além disso, tudo que eles aprenderam foi a partir de experiências, não na escola.

Por que é cada vez mais importante dominar esta abordagem de pequenas apostas?

Peter Sims – Vivemos em tempos incertos e de grandes e rápidas mudanças que nos fazem ficar avessos aos riscos, propensos a ficarmos na inércia. Pequenas apostas nos provém um antídoto. Por exemplo, o Twitter foi originado por pequenas apostas feitas dentro da Odeo, uma empresa de podcasts que estava indo a lugar nenhum. Depois de pedir aos colaboradores sugestões sobre o que a empresa deveria fazer, o fundador da Odeo, Evan Williams, deu a Jack Dorsey duas semanas para desenvolver um protótipo de sua ideia de mensagens curtas. Logo depois nascia o Twitter, hoje uma empresa bilionária. Outra razão fundamental para dominar esta estratégia de pequenas apostas é o atual mercado de trabalho e o perfil das novas gerações. As pessoas estão trocando de emprego de forma cada vez mais frequente. Pesquisas mostram que os jovens tenderão a mudar de carreira até seis ou sete vezes ao longo da vida. Esta é uma maneira muito nova de se relacionar com o trabalho e com carreiras. Pequenas apostas devem se tornar um caminho para ver o que está na próxima esquina ou corremos o risco de estagnar, ficar parado no tempo.

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O evento

Dias 6, 7 e 8 de novembro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.socialgoodbrasil.org.br até esta segunda-feira, dia 5. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela página na internet

O seminário terá palestras e apresentará projetos do Festival de Ideias. No último dia, serão divulgados os trabalhos do Festival que receberão estímulo em dinheiro